Inverno termina com o Sol cruzando a Linha do Equador nesta quarta-feira. Dia e noite terão igual duração em toda a Terra. Começa o período das chuvas.
set 22
10h 35min
Nesta quarta-feira, 23 de setembro, exatamente, às 3h 20min (horário de Rio Branco) o Sol, após seis meses afastado do Hemisfério Sul, cruza novamente a Linha do Equador, dando adeus ao inverno no Acre e na maior parte do Brasil.
Nesta quarta-feira, o dia e a noite terão a mesma duração, ou seja, exatas 12 horas, em todos os países da Terra. Neste dia, o Sol nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, em todos os lugares do mundo, desde que o fuso horário esteja coerente com as coordenadas geográficas determinadas por convenção internacional e adotada pela maioria dos países, inclusive, pelo Brasil, com os seus quatro fusos.
É o fenômeno conhecido como solstício de primavera, no Hemisfério Sul, já que esta estação começa, exatamente, nesta dia. Nos próximos seis meses, os raios solares atingem com mais intensidade o Brasil e, por isso, ocorre mais evaporação e, consequentemente, as chuvas são abundantes.
A primavera, que vai durar até o dia 21 de dezembro, marca o início do período chuvoso, cujo ápice acontece no verão, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, no Acre e numa faixa que se estende até o Rio de Janeiro, como pode ser observado no mapa.
A média de chuvas, na primavera do Acre, situa-se, entre 500 e 700mm. Neste ano de 2015 parece que as chuvas ficarão dentro da média climatológica desta estação.
Confira, no gráfico elaborado pelo INPE/CPTEC, a distribuição das chuvas, na primavera, em todo o Brasil. As cores verdes representam mais chuvas, enquanto, a cor marrom, escassez de precipitação.