Onda de frio será duradoura no Acre
maio 23
Friagem no Acre começa neste sábado e se estenderá, com dias secos e noites “geladas”, até o fim de maio!
Temperaturas mínimas ficarão entre 12 e 15ºC em Rio Branco e em todo o vale do rio Acre!
Alerta para dias com baixíssima umidade relativa do ar a partir de segunda-feira!
Alta probabilidade de chuvas fortes intensas, entre entre sexta-feira e sábado!
Frio polar chega com força neste sábado!
Esta sexta-feira, 24 de maio, será o último dia quente do mês no Acre! Uma forte onda de frio polar chega a Rio Branco, com ventos intensos, logo nas primeiras horas do sábado, derrubando a temperatura. Até o começo da noite para domingo, a massa de ar fria já estará em todo o Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas. É a terceira friagem do ano e a quinta onda polar a atingir a Amazônia Ocidental.
Alertamos para a alta probabilidade de chuvas intensas entre esta sexta-feira e o sábado na maioria dos municípios acreanos.
A temperatura mínima, em Rio Branco e Brasileia, ao amanhecer de domingo e segunda-feira, vai oscilar entre 14 e 17ºC, porém, entre terça-feira e quinta-feira próximas, o frio, durante a noite, aumenta e as mínimas vão oscilar entre 12 e 15ºC.
Em Cruzeiro do Sul e em Porto Velho, as mínimas, nesses dias, vão oscilar entre 16 e 19ºC, podendo, na quinta-feira, atingir 15ºC.
Nas cidades amazonenses de Boca do Acre e Pauini, nas dias mais frios, as mínimas oscilarão entre 14 e 17ºC.
No entanto, ainda não ocorrerá temperatura igual a do ano passado, em 2023, quando a capital acreana registrou 9ºC, porém, devido aos fortes ventos que estarão soprando, a sensação térmica será cerca de 5ºC mais baixa do que a temperatura real, mas somente para quem estiver exposto a tais ventos.
Alertamos, também, para a baixíssima umidade do ar, que poderá ficar abaixo de 25%, caracterizando estado de atenção para a saúde humana, a partir de segunda-feira, permanecendo assim, pelo menos, até o fim deste mês, com temperaturas noturnas baixas e dias ensolarados.
Até a cidade de Manaus, capital do Amazonas, será atingida pelos ventos polares, mas sem causar diminuição significativa da temperatura.
Assim, é urgente que se lance a Campanha do Agasalho, pois essa onda de frio será duradoura e abrangente no Acre e nas áreas próximas!