Forte frente fria provoca temporais e queda brusca da temperatura, no Acre. Às 10 horas da manhã desta terça-feira, em Rio Branco, a temperatura era de 15ºC, com sensação de 9ºC.

set 24

Os primeiros dois dias da primavera de 2013, que começou no domingo, 22, foram marcados por mudanças buscas do tempo, no Acre.
A forte frente fria que chegou, no final da tarde da segunda-feira, 23, provocou temporais, em vários pontos. Em Senador Guiomard e na estrada de Porto Acre, os ventos causaram muitos estragos às construções.
Em Rio Branco, por volta das 18 horas, a estação meteorológica registrava ventos com velocidade superior a 50km/h.
Choveu durante quase a noite toda, na capital e em vários municípios. Chuvas torrenciais ocorreram no municipio de Manuel Urbano e ao longo da BR-364, entre Rio Branco e Tarauacá. Choveu, muito, também, em Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus. Toda a bacia hidrográfica dos rios Acre e Xapuri e do riozinho do Rola recebeu grande volume de chuvas, nas últimas 12 horas.
A temperatua caiu bruscamente e, em Rio Branco, passou de 36,6ºC, às 14 horas de segunda-feira, para 15ºC, às 10 horas da manhã desta terça-feira, ou seja, uma queda de 21,6ºC. Em Brasileia, neste mesmo horário, às 10 hroas, os termômetros marcavam 17ºC.
No entanto, devido aos fortes ventos, a sensação térmica, na capital acreana, era de cerca de 9ºC.
O frio vai continuar aumentando e, ao amanhecer, desta quarta-feira, deverá oscilar entre 12 e 14ºC, em todo o leste e sudeste do Acre.
A causa deste resfriamento é a penetração de uma intensa massa de ar frio de origem polar, cujo deslocamento, desde a Antártida, fora acompanhado e, por isso, não foi surpresa sua chegada ao Acre.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *