Contrastes do Brasil: enquanto, no Piauí, fazia 41ºC, no Rio Grande do Sul, os termômetros registravam 2ºC, abaixo de zero, nesta quarta-feira.

set 19

O Brasil é o país com a maior variedade de climas no mundo. Neve e calor, seca e alta umidade fazem parte do clima do nosso país. Ao mesmo tempo, não possui excessos, como furacões ou desertos, calor ou frio extremos.
Nesta quarta-feira, 18, enquanto, na cidade de Floriano, no Piauí, a estação meteorológica oficial registrava temperatura de 41ºC, na cidade gaúcha de Sâo José dos Ausentes, os termômetros marcavam 2ºC, abaixo de zero, com formação de geada.
Há algumas semanas, o sul do país registrou neve, com temperaturas próximas de 8ºC negativos, no mesmo dia em que, no nordeste, aproximava-se dos 40ºC. Chuvas intensas ocorriam, em algumas áreas, enquanto. em outros pontos, a seca já durava meses.
Mas, qual o motivo de tanta variedade de climas?
O principal está na grande extensão norte-sul do nosso país, pois suas terras se estendem desde o hemisfério norte da Terra até a região temperada do planeta. O Brasil é o único país do mundo que é cortado, simultaneamente, pela Linha do Equador e por um trópico, no caso, o trópico de Capricórnio. É o maior país, no sentido norte-sul.
Além dessa grande extensão latitudinal, outros fatores são as grandes extensões continental e marítima, que favorecem a formação de muitos climas.
Outro fator imprtantíssimo, também, é a disposição do relevo da América do Sul que permite a entrada e o movimento de massas de ar, tanto frias e secas, como quentes e úmidas, pelo território brasileiro.
Portanto, o Brasil é o país dos contrastes climáticos, mas sem os excessos que ocorrem em outras regiões da Terra.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *