Rio Xapuri subiu 1,5m, em apenas 6 horas, e rio Acre, 0,5m, em Brasileia. Rios Iaco, Macauã e Purus, também, subiram muito nesta quinta-feira.
mar 12
16h 55min
Chuvas volumosas caíram, nesta quinta-feira, 12 de março, em grande parte do leste e do sudeste do Acre. Altos índices pluviométricos acumulados, entre 70 e 100mm, foram registrados nos vales dos rios Xapuri, Acre, Iaco, Macauã e Abunã e no alto curso do riozinho do Rola.
O nível do rio Xapuri, numa posição situada pouco acima da cidade de mesmo nome, subiu 1,5m em, apenas, 6 horas. Em Brasileia, o rio Acre, subiu 0,5m em poucas horas.
As chuvas volumosas que caíram, nesta quinta-feira e nos últimos quatro dias, fizeram o nível do rio Iaco subir 70 centímetros, em 6 horas. Os níveis dos rios Caeté e Macauã, também, tiveram aumento considerável no volume de água.
O nível do rio Purus, em Santa Rosa do Purus e em Manuel Urbano, continua subindo cerca de 30cm a cada 12 horas.
Com tanto volume de chuva caído nessas bacias hidrográficas, o nivel dos rios, nas cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Boca do Acre, deverá voltar a subir bastante nos próximos dias.
No caso de Rio Branco, a elevação do rio já deverá ocorrer a partir desta quinta-feira.
Em Sena Maduriera, o nivel do rio Iaco, deverá aumentar bastante, nos próximos dias, e poderá ultrapassar a cota de 17 metros.
Nesta sexta-feira, O Tempo Aqui trará mais informações sobre a quantidade de chuva e a tendência de subida dos rios acreanos.