Nível do rio Acre terá rápida e acentuada subida, nos próximos dias, em Rio Branco: Chuvas torrenciais caem há mais de 72 horas. Grande quantidade de balseiros está descendo.
nov 28
12h 10min
As chuvas torrenciais não param de cair há mais de 72 horas, em toda a bacia hidrográfica do rio Acre e dos seus afluentes, principalmente, do riozinho do Rola.
Neste curto espaço de tempo já choveu, em média, entre 70 e 150mm, porém, em alguns pontos, já são mais de 250mm.
E as chuvas continuam intensas, nesta sexta-feira, 28 de novembro, em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e nas nascentes do riozinho do Rola. Chove forte, também, no centro do estado e no vale do Juruá.
Segundo as medições feitas pelas estações automáticas da Agência Nacional de Águas, o nível está subindo cerca de 10 centímetros por hora, no rio Acre, no município de Capixaba, e no rio Espalha, afluente do riozinho do Rola. Nas últimas 24 horas, já subiu mais de 2 metros, nesses lugares.
Assim, com certeza, nas próximas horas, o nível do rio, em Rio Branco, irá subir muito rápido.
Uma grande quantidade de galhos e troncos de árvores, os chamados balseiros, vistos através de imagens de satélites, estão descendo, sendo que muitos ficarão acumulados junto às colunas das pontes da capital acreana.
As condições atmosféricas continuam favoráveis à ocorrência de chuvas volumosas, em grande parte do Acre, nos próximos dias.