Chuvas continuam e nível do rio Acre pode chegar próximo da cota de alerta
fev 14

Rio Acre pode ficar próximo da cota de alerta, mas, no momento, não oferece perigo!
Rio Branco foi, mais uma vez, a capital mais fria do Brasil, na última quinta-feira
Sábado será quente, mas chuvas intensas retornam no domingo e na segunda-feira
Fim de semana com rio Acre próximo da cota de alerta em Rio Branco
O nível do rio Acre, em Rio Branco, vai continuar subindo neste fim de semana, devendo ficar próximo da cota de alerta até segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Mesmo com a elevação do seu nível, não oferece perigo de inundação alarmante, pois tem chovido e vai continuar a chover abaixo da média para o mês, como temos previsto para este verão. Na sexta-feira (14/2/2025), por volta das 14h, seu nível, na capital acreana, era 11,4m. A cota de alerta é 13,5m, que não deverá ser atingida, pelo menos nos próximos dez anos.
Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá também tem subido rapidamente, sendo que, nesta sexta-feira, no começo da tarde, marcava 10,4m.
Neste sábado, o tempo quente e abafado, com sol e nuvens, vai predominar em Rio Branco e na maior parte do Acre, podendo chover em alguns pontos, mas de forma passageira.
No domingo, dia 16, as chuvas retornam com mais intensidade, assim como na segunda-feira, dia 17, podendo causar alguns transtornos à população de áreas vulneráveis, como transbordamento de córregos e igarapés e inundação de ruas.
Até o momento (14/2/2025), choveu, em Rio Branco, neste mês, 144,2mm, ou seja, 48,2% da média de fevereiro, que é 298,9mm.
Rio Branco, mais uma vez, foi a capital mais fria do Brasil
Pelo segunda vez, esta semana, Rio Branco foi a capital mais fria entre todas as capitais do Brasil. Na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, a maior temperatura da capital acreana foi apenas 26,1ºC, registrada no aeroporto da cidade.
No entanto, por volta das 2h da tarde, que, normalmente, é o horário mais quente, a temperatura da capital do Acre era de, apenas, 23,0ºC, enquanto, neste mesmo horário, as demais capitais, inclusive as do sul do país, marcavam temperaturas acima de 30ºC.
Dois dias antes, na terça-feira, a maior temperatura registrada em Rio Branco foi 26,3ºC, igualando-se a de Brasília, sendo as duas capitais com a menor temperatura máxima entre as capitais brasileiras.
Durante esta semana, as capitais que lideraram com as maiores temperaturas foram Porto Alegre e Rio de Janeiro, com marcas acima de 39ºC, porém o recorde de calor do ano, até o momento, ocorreu na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, com temperatura de 41,3ºC, registrada oficialmente, no último dia 11 de fevereiro.
Lembramos que é normal, todos os anos, o Rio Grande do Sul e Santa Caterina registrarem as maiores temperaturas do Brasil no verão.