Frio polar chega ao Acre nesta terça-feira
mar 31

Primeira onda polar de 2025 chega ao Acre!
Friagem será fraca e de curta duração, com mínimas entre 18 e 21ºC, em Rio Branco e Brasileia
Alerta para a possibilidade de chuvas fortes, com raios e ventanias nesta terça-feira
Previsão para a primeira semana de abril
Como havíamos anunciado na última quinta-feira, o mês de abril de 2025 começa com a chegada ao Acre da primeira onda de frio polar, que será fraca e de curta duração, mas o suficiente para derrubar um pouco a temperatura.
Nesta terça-feira, primeiro de abril, o dia começa quente, porém, a partir da tarde, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do Acre, começam a soprar os ventos da direção sudeste, com rajadas moderadas, entre 30 e 45km/h, anunciando a chegada da primeira onda de frio polar do ano, caracterizando a primeira de uma série de friagens que devem acontecer neste ano.
Alertamos para a alta probabilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, nesta terça-feira, no leste e no sul do Acre, e, na quarta-feira, no centro do estado e no vale do Juruá, podendo causar alguns transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamento de córregos, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
Essa primeira onda polar não será forte, mas a temperatura diminuirá para mínimas, ao amanhecer de quarta-feira, dia 2, entre 18 e 21ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado. Porém, será durante o dia de quarta-feira, que o friozinho polar será mais sentido, quando o tempo fica carregado de nuvens e ventilado, cujas temperaturas máximas deverão ficar abaixo de 25ºC, com sensação térmica inferior a 22ºC.
No centro e no oeste do Acre, ou seja, nas regiões de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o fenômeno da friagem quase não será sentido, exceto pelas chuvas e pela pequena diminuição da temperatura diurna, quase imperceptível.
Os ventos estarão soprando, durante toda a semana, da direção sudeste, sendo que, na sexta-feira, dia 4, passam a soprar com fortes rajadas, devido à incursão de mais uma massa polar, podendo diminuir, pela segunda vez, a temperatura no leste e no sul do estado.
Em Rondônia, a onda polar atingirá nesta terça-feira, também com fraca intensidade, apenas os vales dos rios Mamoré e Guaporé, onde estão, entre outros, os municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques.
No estado de Mato Grosso, apenas a região do Pantanal terá uma queda moderada da temperatura.
No Amazonas, somente a região de Boca do Acre terá um pequeno declínio da temperatura.