Dezembro: o mês dos dias mais longos e do começo do verão

nov 30


Dezembro é o quarto mês do ano que mais chove em Rio Branco

Em Rio Branco, menor temperatura registrada neste mês foi 16,0ºC

Em Tarauacá, a mínima registrada em dezembro foi 17,8ºC

Conheça o clima em dezembro e saiba qual a tendência do tempo para este mês em 2024


O CLIMA EM DEZEMBRO

      Dezembro, o último mês do ano, é o mês que dá início ao verão, período mais chuvoso no Acre e na maior parte do Brasil. É o mês que tem os dias mais longos e as noites mais curtas do ano, que culmina  com o dia 21, quando começa o verão.

      Em Rio Branco, dezembro é o quarto mês do ano que mais chove, com média de 260,6mm. No entanto, mesmo tendo, em média, 18 dias com chuva, é o mês que, em curto espaço de tempo, ocorrem, no Acre e no oeste e sul do Amazonas, penetrações de massas de ar polar oriundas das altas pressões atmosféricas que se formam, principalmente, no Atlântico Norte, na região dos arquipélagos portugueses dos Açores e da Madeira, cujos ventos secos atingem a porção mais ocidental do Brasil, após passagem pelo corredor do vale do rio Orinoco nos países vizinhos da Venezuela e da Colômbia. Assim, após chuvas intensas, o céu fica limpo e a umidade relativa do ar cai rapidamente, principalmente a partir da segunda quinzena do mês. É por causa desse fenômeno que na região do vale do Juruá, em dezembro, chove menos do que no leste e no sul do Acre, já que os ventos secos do hemisférios norte entram no Brasil pelo lado oeste do país. Este fenômeno pode ocorrer também no mês de janeiro. A duração média deste evento meteorológico oscila entre 3 e 5 dias.

      As menores temperaturas registradas em dezembro, foram 16,0ºC, em Rio Branco, e 17,8ºC, em Tarauacá, porém, a média das mínimas gira entre 21 e 24ºC e a média das máximas, entre 29 e 32ºC. Devido à elevada umidade do ar, a variação térmica entre o dia e a noite não é acentuada.

      As chuvas mais intensas registradas em 24 horas, neste mês, acumularam 140,8mm, em Rio Branco, no ano de 2022, e 118,2mm, em Cruzeiro do Sul, no ano de 2001.

      Observe na tabela, que, em relação ao mês anterior, em dezembro há um aumento significativo de chuvas em Rio Branco e Epitaciolândia (leste e sul do estado) e um pequeno aumento em Tarauacá e Cruzeiro do Sul (centro e oeste do Acre), já em função da penetração de ar seco do hemisfério norte:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA DEZEMBRO DE 2024

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *