Chuvas diárias marcarão esta semana
nov 29
SEMANA SERÁ COM ELEVADA UMIDADE DO AR E CHUVAS DIÁRIAS
Calor abafado e chuvas diárias
Os últimos dias de novembro e os primeiros de dezembro de 2021 serão marcados pela elevada umidade do ar, que deixa o tempo abafado, com chuvas diárias, muitas vezes intensas, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva).
Alerta de chuvas intensas
Chuvas fortes ocorrerão no primeiro fim de semana de dezembro na maior parte do Acre, principalmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
Leia, também: “Acre foi abandonado pelo Instituto Nacional de Meteorologia“.
MUITA CHUVA!
Esta semana, que compreende os últimos dias de novembro e os primeiros de dezembro de 2021, será marcada pela excessiva umidade do ar e pelas chuvas diárias no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva).
Nesta terça-feira (30/11/2021), a aproximação de uma fraca onda polar deverá provocar chuvas fortes na maior parte do Acre e das áreas próximas. No dia seguinte, quarta-feira, o tempo vai continuar com chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser intensas em algumas áreas.
No primeiro fim de semana de dezembro, a aproximação de outra onda polar provocará chuvas torrenciais, principalmente nas microrregiões acreanas de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira e nas áreas vizinhas, em Rondônia, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
Assim, o tempo instável, mas quente e abafado, vai predominar durante esta semana, como consequência da elevada umidade do ar trazida por ventos que sopram do oceano Atlântico, em altitudes de até 2500m. Outro fenômeno que favorece a ocorrência de chuvas nestes dias são os ventos que circulam no sentido anti-horário em altas altitudes, entre 9 e 13km, cujo centro aproximado está situado entre a Bolívia e o estado de Mato Grosso, que é chamado de Alta da Bolívia.
Estimamos acumulados pluviométricos, durante esta semana, até por volta do próximo domingo (5/12/2021), entre 50 e 100mm, na maioria dos municípios do Acre. Em alguns pontos, poderá chover entre 80 e 150mm.
Portanto, os níveis dos principais rios da região deverão subir rapidamente, porém, não há perigo iminente de inundações alarmantes, pois, com já publicamos, deverá chover abaixo da média neste verão que se aproxima.
Sobre enchentes e inundações, leia nossa matéria, publicada no último dia 19 de novembro: “Não há indícios de inundações alarmantes em 2022 em Rio Branco“.
Nos próximos dias, estaremos trazendo informações diárias de como deverá ficar o tempo no Natal e na noite da virada do ano.