Chuvas serão diárias e intensas esta semana
nov 22
Semana será com muita chuva no Acre
Chuvas diárias, às vezes, intensas, calor abafado e elevada umidade do ar vão predominar nestes dias
Não deverão ocorrer inundações alarmantes, em Rio Branco, em 2022
Saiba como vai ficar o tempo até o próximo domingo
Muita chuva esta semana
A elevada umidade do ar, o calor abafado e as chuvas diárias vão predominar, pelo menos até o próximo domingo (28/11/2021), no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, na Bolívia (planícies) e no Peru (região de selva).
No Acre, as chuvas serão diárias, porém, entre sexta-feira e domingo, deverão ocorrer chuvas torrenciais, na maioria dos municípios, com acumulados que podem superar 80mm, inclusive, em Rio Branco. Assim, o último fim de semana de novembro dos acreanos será com tempo bastante adverso para as atividades que dependam de tempo bom, pois as chuvas ocorrerão a qualquer hora do dia, podendo causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
No entanto, as chuvas poderão ser fortes em qualquer dia desta semana, principalmente na parte da tarde.
As temperaturas mínimas durante esta semana, em geral, estarão situadas entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC, em todo o Acre. Nas áreas onde houver chuva intensa durante o dia, as máxima ficarão abaixo de 28ºC e onde o Sol predominar, poderão alcançar até 33ºC.
Os ventos, no Acre, até o próximo domingo, estarão soprando, entre fracos e calmos, às vezes, com rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.
Não deverão ocorrer inundações alarmantes em 2022
Desde o último dia 10 de novembro, estamos informando que não há indícios de que ocorrerão inundações alarmantes em Rio Branco, em 2022. Acesse “Chuvas não darão trégua e nível dos rios subirá muito nos próximos dias“.
No último dia 19, voltamos a publicar que não há nenhum indício científico de enchentes na capital acreana. Acesse “Não há indícios de inundações alarmantes em 2022 em Rio Branco“.
No momento, a tendência é de resfriamento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem da elevada umidade no Acre -, o que reflete na diminuição das chuvas. Apenas o mês de novembro é que terá chuvas muito acima da média. Já, em dezembro, o acumulado pluviométrico deverá ficar dentro da média. A partir de janeiro, deverá chover abaixo da média. No entanto, estaremos atentos a quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que possam mudar o cenário de chuvas para o próximo trimestre.
Portanto, acompanhe nossas atualizações diárias para não ser pego de surpresa pelo tempo e pelas enchentes dos rios.
A melhor previsão de tempo e alertas de enchentes você encontra com a gente.