Chuvas não darão trégua e nível dos rios subirá muito nos próximos dias
nov 10
ALERTA DE MUITA CHUVA E RÁPIDA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DOS RIOS
Chuvas intensas vão continuar pelo menos até o próximo dia 22 de novembro
CHUVAS DIÁRIAS NO ACRE FARÃO NÍVEL DOS RIOS SUBIR MUITO
A elevada umidade do ar, que vem do Atlântico, vai continuar provocando chuvas diárias, pelo menos até o próximo dia 22 de novembro, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
No Acre, as chuvas serão intensas durante esta semana, principalmente nesta quinta-feira (11/11/2021) e também na sexta-feira (12/11/2021), devido à aproximação de uma fraca massa polar e o seu encontro com a alta umidade que está na região.
Até o próximo domingo (14/11/2021), poderão ser registrados acumulados significativos, entre 40 e 130mm, na maioria dos municípios acreanos, inclusive, em Rio Branco.
Na próxima semana, após o feirado de 15 de novembro, uma nova onda polar fraca deixará o tempo extremamente instável, entre os dias 17 e 19, com chuvas intensas a qualquer hora no Acre e nas áreas vizinhas.
Como temos informado, as chuvas serão diárias, com acumulados que poderão passar de 200mm, nos próximos doze dias, em muitos municípios acreanos e nos estados e países vizinhos.
Portanto, como temos informando há dias, o nível dos rios começará a subir muito nos próximos dias. Em Rio Branco, o rio Acre deverá subir rapidamente no fim desta semana e, até o fim de novembro poderá passar dos atuais 2m para para mais de 8m.
Voltamos a alertar para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra.
NÃO HÁ INDÍCIOS DE INUNDAÇÃO ALARMANTE NO PRÓXIMO VERÃO
Apesar das chuvas intensas nestes dias de primavera, não há indícios de que o próximo verão – dezembro, janeiro, fevereiro e março – será com inundações alarmantes no Acre.
As chuvas atuais são consequência principalmente do aquecimento de cerca de 1ºC acima da média das águas superficiais do oceano Atlântico, próximo à linha do equador terrestre, entre o Brasil e a África.
A causa do aquecimento e do resfriamento dos oceanos ainda não é explicada cientificamente e, portanto, é impossível fazer previsões confiáveis para além de 60 dias. Caso o Atlântico resfrie, teremos um verão com chuvas abaixo da média, porém, se suas águas ficarem mais quentes do que atualmente, aí, sim, poderão ocorrer inundações alarmantes no Acre e nas regiões próximas.
Estamos atentos às alterações do oceano Atlântico e das condições atmosféricas sobre a América do Sul e a Antártica. Quaisquer indícios de que haja tempo severo e inundações, informaremos imediatamente para que todos possam planejar melhor suas atividades.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar sempre bem informado sobre o tempo e, assim, não ser pego de surpresa nas suas atividades.