Chuvas não darão trégua e nível dos rios subirá muito nos próximos dias

nov 10


ALERTA DE MUITA CHUVA E RÁPIDA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DOS RIOS

Chuvas intensas vão continuar pelo menos até o próximo dia 22 de novembro


CHUVAS DIÁRIAS NO ACRE FARÃO NÍVEL DOS RIOS SUBIR MUITO

A elevada umidade do ar, que vem do Atlântico, vai continuar provocando chuvas diárias, pelo menos até o próximo dia 22 de novembro, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.

No Acre, as chuvas serão intensas durante esta semana, principalmente nesta quinta-feira (11/11/2021) e também na sexta-feira (12/11/2021), devido à aproximação de uma fraca massa polar e o seu encontro com a alta umidade que está na região.

Até o próximo domingo (14/11/2021), poderão ser registrados acumulados significativos, entre 40 e 130mm, na maioria dos municípios acreanos, inclusive, em Rio Branco.

Na próxima semana, após o feirado de 15 de novembro, uma nova onda polar fraca deixará o tempo extremamente instável, entre os dias 17 e 19, com chuvas intensas a qualquer hora no Acre e nas áreas vizinhas.

Como temos informado, as chuvas serão diárias, com acumulados que poderão passar de 200mm, nos próximos doze dias, em muitos municípios acreanos e nos estados e países vizinhos.

Portanto, como temos informando há dias, o nível dos rios começará a subir muito nos próximos dias. Em Rio Branco, o rio Acre deverá subir rapidamente no fim desta semana e, até o fim de novembro poderá passar dos atuais 2m para para mais de 8m.

Voltamos a alertar para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e deslizamentos de terra.

NÃO HÁ INDÍCIOS DE INUNDAÇÃO ALARMANTE NO PRÓXIMO VERÃO

Apesar das chuvas intensas nestes dias de primavera, não há indícios de que o próximo verão – dezembro, janeiro, fevereiro e março – será com inundações alarmantes no Acre.

As chuvas atuais são consequência principalmente do aquecimento de cerca de 1ºC acima da média das águas superficiais do oceano Atlântico, próximo à linha do equador terrestre, entre o Brasil e a África.

A causa do aquecimento e do resfriamento dos oceanos ainda não é explicada cientificamente e, portanto, é impossível fazer previsões confiáveis para além de 60 dias. Caso o Atlântico resfrie, teremos um verão com chuvas abaixo da média, porém, se suas águas ficarem mais quentes do que atualmente, aí, sim, poderão ocorrer inundações alarmantes no Acre e nas regiões próximas.

Estamos atentos às alterações do oceano Atlântico e das condições atmosféricas sobre a América do Sul e a Antártica. Quaisquer indícios de que haja tempo severo e inundações, informaremos imediatamente para que todos possam planejar melhor suas atividades.

Curso Aprovação, em Rio Branco, o melhor preparatório para o ENEM e vestibulares de todo o Brasil. São mais de 15 anos de tradição no Acre.

Internet, jogos, impressões, periféricos, manutenção, consultas, formatação e serviços em geral.

Produtos agrícolas, roçadeiras e motores. Tudo isto e muito mais você encontra aqui.


Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar sempre bem informado sobre o tempo e, assim, não ser pego de surpresa nas suas atividades.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d