Estação Espacial Internacional será vista hoje passando sobre Rio Branco, no início da noite
mar 11
Moradores de Rio Branco e dos demais municípios do leste e do sul do Acre e do sul do Amazonas poderão ver a Estação Espacial mostrada na figura.
No início desta noite de quinta-feira (11/3/2021), a Estação Espacial Internacional, com sete astronautas em seu interior, poderá ser vista passando sobre o leste e o sul do Acre e o sul do Amazonas, a partir das 18h34min.
Os moradores de Rio Branco e cidades próximas (Bujari, Senador Guiomar e Porto Acre) deverão olhar, às 18h34min, na direção sudoeste (à esquerda do ponto onde o Sol se põe). Três minutos depois, às 18h37min, a estação espacial estará sobre a capital do Acre. Neste momento, olhe para cima, quase na vertical, ou cerca de 80 graus acima do horizonte noroeste. Às 18h40min, o veículo espacial desaparecerá na direção nordeste.
Poderão ver, também, praticamente, no mesmo horário, com pequenas alterações nas direções, os moradores de Capixaba, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Boca do Acre e Pauini.
Esta Estação Espacial Internacional é o maior veículo lançado pelo homem a orbitar o nosso planeta, com velocidade de 27.600km/h ou 7,5km/s, a uma altura de 425km. Sua massa é de 420.000kg. No seu interior, atualmente, estão sete astronautas. O Brasil também já mandou um astronauta para esta estação. É o Marcos Pontes, atual ministro da Ciência e Tecnologia, que esteve, recentemente, no Acre.
No céu, esse veículo espacial aparece como uma enorme estrela em movimento. Não deixe de ver, mesmo que haja, no momento, algumas nuvens.
Previsão de tempo para sexta-feira (12/3/2021)
Tão logo a Estação Espacial Internacional passe pelo Acre, publicaremos a previsão completa para esta sexta-feira (12/3/2021), ou seja, antes das 19h.
Já, antecipando, o tempo, nesta sexta-feira será quente e abafado, com chuvas, em geral, passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia (planícies e encosta dos Andes) e do Peru (região de selva e encosta oriental dos Andes).