Rio Acre já está baixando. Rios Juruá, Iaco, Tarauacá e Purus seguem subindo. Vem muita chuva neste fim de semana.
fev 18
Saiba como devem ficar o nível dos rios e o tempo neste fim de semana
Os rios
Enquanto o nível do rio Acre, em Rio Branco, começou a baixar, os níveis dos rios Iaco, Purus, Tarauacá e Juruá continuam subindo lentamente nas cidades de Sena Madureira, Manuel Urbano, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, atingindo níveis históricos e causando sérios transtornos e prejuízos à população.
Em Rio Branco, o rio Acre baixou 15cm, nas últimas 24h, passando da maior cota atingida este ano, até o momento, por volta do meio-dia da quarta-feira, quando marcou 15,8m, para 15,65m, às 11h desta quinta-feira (18/2/2021). Seu nível vai continuar baixando, pelo menos nos próximos sete dias, tendo em vista que choveu pouco em sua bacia hidrográfica acima da capital acreana. No entanto, as chuvas deste fim de semana, que deverão ser intensas, poderá fazê-lo aumentar, mas sem motivos, no momento, para preocupação alarmante.
Confira o nível e a tendência dos principais rios do Acre, às 11h desta quinta-feira (18/2/2021), conforme registro da Agência Nacional de Águas:
- rio Acre, em Rio Branco, com 15,65m (1,65m acima da cota de transbordamento), baixando lentamente:
- rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, com 14,25m (1,25m acima da cota de transbordamento), subindo muito lentamente;
- rio Iaco, em Sena Madureira, com 15,62m (42cm acima da cota de transbordamento), subindo lentamente;
- rio Tarauacá, em Tarauacá), após haver atingido a maior cota do ano, continua subindo;
- rio Purus, em Manuel Urbano, com 13,50m (exatamente na cota de alerta), subindo lentamente.
O tempo
A elevada umidade do ar que está sobre o Acre e as áreas próximas vai continuar nos próximos dias.
Assim, neste fim de semana, pelo menos até a próxima segunda-feira (22/2/2021), o tempo instável, com chuvas a qualquer momento, vai continuar predominando em todos os municípios do Acre, de Rondônia, do sul e oeste do Amazonas, do norte da Bolívia e da região de selva do Peru. Chove muito também na maior parte de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal.
Em alguns pontos, inclusive, em Rio Branco, as chuvas poderão ser intensas, com acumulados entre 50 e 150mm. No Acre, as chuvas mais intensas ocorrerão nesta sexta-feira e, principalmente, no domingo, quando o dia já poderá começar com chuvas em Rio Branco e demais municípios do leste e do sul do estado.
A principal causa de tanta chuva no próximo domingo é, além da elevada umidade do ar, a aproximação de uma fraca frente fria, que, também, deixará a temperatura agradável em Rio Branco e demais cidades do Acre.
Alertamos que, nesses próximos dias, as chuvas intensas que deverão ocorrer, poderão provocar sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
Assim, é importante que a população e as autoridades fiquem muito atentas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.