Onda de frio chegou com ventos de 77km/h, provocou chuvas fortes e queda brusca da temperatura no Acre. Frio aumenta e umidade cai para valores de alerta nesta semana.
set 03
MASSA POLAR É A MAIS INTENSA DE 2018
A onda de frio polar chegou ao Acre, a Rondônia, a Mato Grosso e ao sul do Amazonas com força no domingo (2/9/2018) e mudou o tempo.
Às 13 horas, a temperatura, em Rio Branco, era de 34ºC. Menos de 60 minutos depois, os termômetros marcavam apenas 21ºC.
A forte frente fria chegou e provocou chuvas torrenciais em vários municípios acreanos, inclusive, em Rio Branco, onde foram registrados 44,8mm, nas proximidades da Transacreana.
Rajadas de vento de 77km/h foram registradas na capital do Acre pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo relatos de moradores, a força do vento derrubou muitas árvores no início da rodovia AC-90. No aeroporto da cidade, a estação meteorológica registrou rajadas de 45km/h, no começo da tarde.
Como O Tempo Aqui vem informando desde a última terça-feira (28/8/2018), esta deverá ser a mais intensa massa de ar polar de 2018, até o momento, a atingir não somente o Acre, mas a Amazônia Ocidental e o Centro-Oeste do Brasil.
A intensidade de uma massa de ar polar está no seu volume expressivo e não somente no ar frio que traz. Assim, uma vasta área do Brasil será atingida, desde Brasília até as proximidades de Manaus, podendo até passar da linha do equador e chegar ao hemisfério norte da Terra, porém, já com fraca intensidade. Seus ventos vão continuar soprando intensamente nos próximos dias e resfriarão até as cidades amazonenses de Tabatinga e Benjamim Constant, nas fronteiras com a Colômbia e com o Peru, respectivamente.
Nesta segunda-feira, Rio Branco, começou o dia com 16,4ºC, mas, em Rondônia, as cidades de Vilhena e Cacoal, iniciaram o dia com 11,9ºC e 15,4ºC. respectivamente, enquanto, na cidade amazonense de Boca do Acre, o dia começou com 17,9ºC.
Frio de 9,5ºC, foi registrado na cidade mato-grossense de Comodoro, enquanto, Cáceres, começou com 10,0ºC e Cuiabá, com 11,4ºC.
FRIO AUMENTA NAS PRÓXIMAS NOITES
O ar polar vai continuar penetrando, com ventos intensos, pelo menos até a próxima quarta-feira, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no Amazonas.
Ao amanhecer dos próximos dias, poderão ser registrados novos recordes de frio no Acre, com mínimas entre 10 e 12ºC.
O tempo, nesta semana, durante o dia, estará ensolarado, e, à noite, estrelado, sem a menor possibilidade de chuvas, pelo menos até o próximo sábado.
ESTADO DE ALERTA PARA A SAÚDE
O Tempo Aqui, como já o fez no domingo, alerta para a baixíssima umidade do ar (a menor dos últimos anos) a ocorrer, durante esta semana, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
Serão comuns, na parte da tarde, umidades relativas do ar entre 20 e 30%, o que caracteriza o estado de atenção para a saúde humana.
No entanto, em muitas áreas, poderão ser registradas umidades entre 12 e 20%, caracterizando o estado de alerta para a população. Tais umidades, se não forem tomados os devidos cuidados, poderão causar sérios transtornos para algumas pessoas.