Temperatura de 13,1ºC, pelo segundo dia seguido, com recorde do ano, em Rio Branco. Tem chuva à vista no Acre e Rondônia. Nova onda de frio intenso chega à Amazônia.

jul 12

FRIO RECORDE NO ACRE E NA AMAZÔNIA

Pelo segundo dia consecutivo, Rio Branco registrou recorde de frio de 2018, com mínima de 13,1ºC, nos dias 11 e 12 de julho (quarta-feira e quinta-feira).
Recorde de frio também ocorreu em todo o estado do Acre, com mínima de 12,1ºC, registrada na quarta-feira nas cidades de Brasíleia e Epitaciolândia.
No entanto, foi em Assis Brasil, no Acre, que ocorreu a menor temperatura da Amazônia, na medição realizada pelo SENAMHI, órgão oficial do Peru, na cidade de Inapari, que tem o mesmo perfil topográfico da cidade acreana. Estas cidades são separadas apenas pelo rio Acre e, portanto, possuem as mesmas características climáticas.
Temperatura de 11,0ºC também foi registrada na cidade de Vilhena, em Rondônia.
Assim, pode-se afirmar que Rondônia e Acre, registraram a menor temperatura da Amazônia, neste ano de 2018, até o momento.

 

MENORES TEMPERATURAS

Confira as menores temperaturas, em ordem crescente, registradas na Amazônia Ocidental, entre os dias 9 e 12 de julho de 2018, devido à chegada da forte massa de ar polar:
. 11,0ºC, em Assis Brasil (Acre) e em Vilhena (Rondônia);
. 12,1ºC, em Brasileia (Acre) e em Epitaciolândia (Acre);
. 12,2ºC, em Santa Rosa do Purus (Acre);
. 13,1ºC, em Rio Branco (Acre);
. 13,9ºC, em Boca do Acre (Amazonas);
. 14,1ºC, em Feijó (Acre);
. 14,5ºC, em Ariquemes (Rondônia);
. 15,3ºC, em Humaitá (Amazonas);
. 15,4ºC, em Cacoal (Rondônia);
. 15,5ºC, em Porto Velho (Rondônia);
. 16,0ºC, em Lábrea (Amazonas);
. 16,1ºC, em Tarauacá (Acre) e em Porto Walter (Acre);
. 16,3ºC, em Eirunepé (Amazonas);
. 16,8ºC, em Cruzeiro do Sul (Acre);
. 19,4ºC, em Manicoré (Amazonas);
. 19,7ºC, em Benjamim Constant (Amazonas).

Em Mato Grosso também ocorreu recorde de frio:
. 7,1ºC, em Comodoro;
. 8,0ºC, em Salto do Céu;
. 9,5ºC, em Pontes e Lacerda;
. 10,9ºC, em Cáceres;
. 11,0ºC, em Cuiabá.

 

PRÓXIMA SEMANA TEM CHUVA

Uma massa de ar quente e úmido avança lentamente na direção do Acre, vindo do oceano Atlântico Norte. Assim, a umidade do ar aumenta um pouco e surgem nuvens, mas os dias vão continuar com muito sol.
Portanto, na próxima semana, entre segunda-feira e sexta-feira, deve chover no Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, após vários dias extremamente secos.
Serão chuvas passageiras e pontuais, cuja intensidade será maior, entre 15 e 30mm, no centro e no oeste do Acre, no sul do Amazonas e no norte de Rondônia.
Já no leste e no sul do Acre e nas demais áreas de Rondônia, o acumulado pode variar entre 5 e 15mm.
Em alguns pontos, no entanto, pode chover forte e passar de 30mm.

 

NOVA ONDA DE FRIO INTENSO

Como O Tempo Aqui informou na última quarta-feira, uma poderosa onda de frio polar está a se formar na região da Antártica.
Assim, é alta a probabilidade de que esta nova massa de ar frio atinja, ainda neste mês de Julho, o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, despencando a temperatura, com possibilidade de ser a mais intensa de 2018, até o momento.
Estamos analisando o desenvolvimento desta onda de frio.
Portanto, a qualquer momento, informaremos com mais precisão, a intensidade e a data da chegada de mais essa incursão de ar polar na região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *