Fim de semana quente, com possibilidade de chuvas pontuais
jun 22
MASSA DE AR QUENTE E ÚMIDO
O primeiro fim de semana do inverno de 2018 será quente e abafado, com chuvas pontuais, no Acre, no Amazonas e em parte de Rondônia.
A chegada de uma frente quente quebrou a sequência de vários dias com temperatura amena, durante o dia, e baixa, à noite, no Acre. Uma massa de ar quente e úmido provoca o surgimento de nuvens, que resultam em chuvas rápidas e pontuais na maior parte do estado, principalmente nas regiões acreanas de Brasileia e do Juruá, incluindo toda a faixa de fronteira com o Peru, assim como na maior parte do Amazonas e do norte de Rondônia.
Portanto, pelo menos até a próxima segunda-feira (25/6/2018), o calor vai predominar no Acre, em Rondônia e no Amazonas.
No Acre, a maior probabilidade de chuvas será no domingo (24/6/2018), principalmente na parte da tarde ou no início da noite, mas, onde chover, serão chuvas rápidas e pontuais, ou seja, podem ocorrer num bairro e, em outro, não. Há possibilidade, inclusive, de que ocorram chuvas fortes, com raios, em algumas áreas.
NÃO TEM FRIO NOS PRÓXIMOS DIAS
Como O Tempo Aqui vem informando diariamente, uma intensa onda de frio atingirá apenas o extremo sul do Brasil, com queda brusca e acentuada da temperatura naquela parte do país, onde deverão ocorrer registros de valores negativos e formação de geada generalizada, entre o sábado e a segunda-feira próximos. Mesmo no sul brasileiro, apenas o Rio Grande do Sul e a porção sul de Santa Catarina é que esfriarão bastante.
No sul da Amazônia, poderá chegar apenas uma fraca frente fria, na segunda-feira, sem incursão de ar polar que caracterize uma friagem.
FRIO INTENSO NESTE INVERNO
Usando nossa própria metodologia de análise e previsão do tempo atmosférico, entendemos que é altamente provável que o inverno de 2018 registre temperaturas muito baixas no Acre e nas proximidades, principalmente nos meses de julho e agosto, com novos recordes de frio de 2018.
As configurações meteorológicas e oceânicas atuais, na América do Sul, na Antártica e nos oceanos Atlântico e Pacífico, assemelham-se àquelas que antecederam o frio intenso ocorrido em 1975 e em 1995, quando foram registradas temperaturas, em Rio Branco, respectivamente, de 5,9ºC e 2,6ºC, conforme as estações do Instituto Nacional de Meteorologia.
Assim, é importante ficar atento e não relaxar na Campanha do Agasalho para os necessitados, pois, no próximo mês, a qualquer momento, poderemos anunciar uma poderosa onda de frio polar a se deslocar na direção da Amazônia.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.