Frio intenso foi notícia falsa. Calor abafado, com chuvas pontuais, continua a predominar nos próximos dias.

maio 03

TERRORISMO CLIMÁTICO

O Tempo Aqui, neste ano de 2018, ainda não divulgou nenhuma previsão concreta de frio intenso.
Na última segunda-feira – 30/4/2018 -, pessoa mal intencionada, com o propósito de iludir a população, divulgou através das redes sociais, envolvendo nossa imagem, uma falsa notícia sobre frio intenso, cuja temperatura mínima poderia ficar abaixo de 10ºC em Rio Branco e proximidades. É notícia totalmente falsa: tratava-se de um previsão antiga, feita por nós, provavelmente em julho de 2013, quando, realmente, a temperatura, na capital acreana, ficou em torno de 8ºC, com sensação abaixo de zero.
Essa notícia afetou e apavorou muitas pessoas que deixaram de fazer certas atividades em função dessa irresponsabilidade divulgada e compartilhada por milhares de internautas.
Este tipo de comportamento é comum aos terroristas que procuram causar o medo entre a população, No caso, trata-se de um terrorismo climático, que está na moda atualmente. Pessoas que agem assim, às escondidas, usando nomes de terceiros, deveriam ser procuradas e punidas criminalmente.
Quanto a você, procure sempre verificar a origem e a fonte dos dados divulgados, antes de acreditar e ainda compartilhar notícias falsas.
Nós de O Tempo Aqui prezamos pela veracidade e pela qualidade das nossas informações. No entanto, convém lembrar que uma previsão que não se concretiza não é notícia mentirosa, pois trata-se de uma interpretação dos dados atmosféricos e, segundo nossa análise, deveria provocar um certo evento meteorológico. Isto não é mentira, mas uma previsão de tempo, ou seja, aquilo que mais provavelmente deverá ocorrer com a atmosfera. Uma coisa é previsão de tempo que não se concretiza exatamente tal como foi divulgada, outra coisa é publicar intencionalmente falsas informações.

 

CALOR E CHUVAS PONTUAIS VÃO CONTINUAR

Um poderoso bloqueio atmosférico sobre o centro da América do Sul, na região compreendida por Mato Grosso, Goiás e parte da Bolívia, está impedindo o avanço de frentes frias na direção do sul da Amazônia Ocidental, assim como na maior parte do Brasil.
Este bloqueio é causado por uma enorme massa de ar seco que paira nessa região sul-americana. O ar seco é mais denso, ou seja, mais pesado que o ar úmido, formando, assim, uma barreira natural para a penetração de ar polar.
Como consequência desta atual disposição atmosférica, pelo menos até o próximo dia 10 de maio de 2018, não haverá friagem no Acre e nas proximidades.
Portanto, o tempo não muda significativamente até lá. O calor abafado e a umidade, originária do oceano Atlântico Norte, vão continuar a predominar. Chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vão continuar a ocorrer nestes próximos dias. Em alguns momentos e em alguns lugares, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo.
Acompanhe nossas atualizações diárias e fique melhor informado sobre o tempo atmosférico nos próximos dias.

468 ad

2 comments

  1. William Hermógenes /

    Quando essa massa de ar seco acabará?

    • Olá, William. Esta massa de ar seco deve continuar ainda por alguns dias, até que uma intensa massa de ar polar consiga penetrar pelo sul da Amazônia Ocidental. Provavelmente, somente depois do dia 14 de maio é que uma poderosa onda de frio polar deverá atingir o Acre e as regiões próximas.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *