Friozinho polar chega com ventos intensos, provoca chuvas e temporais e deixa a temperatura agradável no Acre e proximidades

set 14

ONDA DE FRIO POLAR CHEGA AO BRASIL
Uma onda de frio polar chega ao extremo sul do Brasil nesta sexta-feira – 15/9/2017 – e, no sábado, logo cedo, alcança o sul da Amazônia.
Não será friagem nem tampouco a temperatura despencará, mas a frente fria chega ao leste e sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia e de Mato Grosso, com ventos intensos e fortes rajadas.
A frente fria será moderada, mas a penetração de ar polar, na Amazônia e em Mato Grosso, será fraca. Entretanto, com certeza, esse ar polar diminuirá sensivelmente o calor dos últimos dias, pelo menos durante a noite. O frio será moderado apenas no extremo sul do Brasil.
O friozinho que se aproxima do Acre vai diminuir a temperatura para valores mínimos que devem oscilar entre 17 e 19ºC, em cidades como Rio Branco, Brasileia, Costa Marques, Guajará-Mirim, Vilhena, Cáceres, Cuiabá e outras próximas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira próximas, dias 17 e 18 de setembro. na última semana do inverno. Já, durante o dia, o calor vai apenas diminuir um pouco.

ALTA PROBABILIDADE DE TEMPORAIS
As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis, nesta sexta-feira e no sábado, à ocorrência de fortes temporais no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no sudoeste, oeste e noroeste de Mato Grosso, na Bolívia e no Peru, devido à aproximação e posterior chegada dessa frente fria.
Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes, muitos raios, ventanias com rajadas acima de 80km/h e eventual queda de granizo, podendo causar sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, destelhamento e danos às edificações e queda de galhos e árvores, além do perigo das descargas elétricas da atmosfera.

TEMPO FIRME E SECO A PARTIR DE DOMINGO
A partir de domingo – 17/9/2017 -, o tempo ficará firme, seco e ensolarado, mas com bastante vento de sudeste, pois a penetração de ar polar vai continuar por alguns dias. O calor voltará com forte intensidade.
Assim, as chuvas cessam no domingo, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no sul do Amazonas, assim como na Bolívia e no leste e sudeste do Peru, pelo menos até por volta da próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, porém, poderão ocorrer de forma rápida e apenas em alguns poucos pontos isolados da região.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *