Frio polar chega e provoca temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias. Temperatura cai no Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.
ago 19
ALERTA DE TEMPORAIS
Uma intensa onda de frio avança rapidamente na direção da Amazônia e do Centro-Oeste brasileiro, sendo que, na tarde deste sábado (19/8/2017), já tinha atingido o oeste do Rio Grande do Sul e aproximava-se do sul da Bolívia.
No leste e no sul do Acre, em Rondônia e no sudoeste e oeste de Mato Grosso, a frente fria – fenômeno que antecede a onda de frio – chega, com ventos intensos das direções sudeste e sul, neste domingo. Em Rio Branco, Brasileia, Costa Marques e Guará-Mirim, os primeiros ventos começam a soprar de sudeste a partir do fim da tarde do domingo ou nas primeiras horas da noite para segunda-feira, ou seja, do dia 20 para o dia 21 de agosto.
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de temporais, neste domingo, com chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo, no Acre, em Rondônia, no centro, sul e oeste de Mato Grosso, no sul e oeste do Amazonas e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. No centro e no oeste do Acre e no oeste do Amazonas, assim com no leste do Peru, os temporais podem ocorrer, também, na segunda-feira.
As rajadas de vento podem passar de 60km/h em alguns pontos do leste e do sul do Acre e do centro e norte da Bolívia.
TEMPO FRIO NA SEGUNDA-FEIRA
A incursão de ar frio polar vai derrubar a temperatura na região, mas não haverá frio intenso.
Na segunda-feira (21/8/2017), os ventos estarão intensos durante o dia inteiro e, no Acre, é bastante provável que o céu fique encoberto, com temperatura máxima abaixo de 24ºC.
As mínimas, ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira, deverão oscilar entre 14 e 17ºC nas cidades e áreas, onde normalmente ficam mais expostas aos ventos polares, como Rio Branco e Brasileia, no Acre, Guajará-Mirim e Costa Marques, em Rondônia, Boca do Acre, no Amazonas, e o Pantanal, em Mato Grosso.
PODE CHOVER EM GOIÁS
Após um longo período sem chuvas, pode chover, entre domingo e segunda-feira, em algumas áreas do centro, do sudeste, do sul e do sudoeste de Goiás, principalmente, entre as regiões de Mineiros e Itumbiara.
Mesmo assim, se ocorrerem, serão chuvas passageiras, mas podem ser acompanhadas de temporais.
No entanto, a onda de frio chegará muito fraca ao sul goiano e as temperaturas terão declínio leve ou moderado.