Ar polar chegou ao Acre com ventos de 40km/h e, mesmo com o dia ensolarado, temperatura máxima ficou abaixo de 28ºC. Vai amanhecer entre 13 e 16ºC.

ago 03

COMO PREVISTO, O AR POLAR CHEGOU
Esta quinta-feira – 3/8/2017 – amanheceu com muito sol no Acre, mas a frente fria chegou como previsto, com ventos intensos e ininterruptos que passara a soprar da direção sudeste, cujas rajadas atingiram a velocidade de 40km/h, registradas pela estação meteorológica do INMET, em Rio Branco.
Nas cidades de Brasileira e Epitaciolândia, os primeiros ventos de sudeste, que caracterizam a chegada de frentes frias polares, sopraram às 7 horas e, em Rio Branco, às 9 horas.
Não houve formação de nuvens, pois, como previsto, a umidade relativa do ar está muito baixa. As frentes frias e a penetração de ar polar avançam com sol ou sem sol. A diferença é que as pessoas não percebem muito a chegada de uma frente fria, quando o dia fica ensolarado. O fenômeno é melhor percebido, nestas condições, no início da noite, quando a temperatura começa a cair rapidamente, mas aí, já é a própria penetração de ar polar.
O Tempo Aqui mostra a diferença entre as temperaturas máximas registradas pelo INMET, no Acre, ontem e hoje, no mesmo horário, que chega a ser de quase 8ºC.

EM BRASILEIA E EM EPITACIOLÂNDIA:
– ontem, a máxima, neste horário, foi 35,7ºC;
– hoje, a máxima, neste mesmo horário, foi 27,8ºC:
– diferença de 7,9ºC a menos, nas últimas 24 horas, mesmo sem nenhuma nuvem.

EM RIO BRANCO:
– ontem, a máxima, neste horário, foi 34,1ºC;
– hoje, a máxima, neste mesmo horário, foi 29,8ºC;
– diferença de 4,3ºC a menos, nas últimas 24 horas, mesmo sem nenhuma nuvem.

Em Rio Branco, a diferença de temperatura nas últimas 24 horas foi menor do que em Brasileia e em Epitaciolândia porque, na capital acreana, a frente fria chegou 2 horas mais tarde.
A partir do início da noite, a temperatura começa a cair rapidamente e, ao amanhecer desta sexta-feira, deverá oscilar entre 13 e 15ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia, e entre 14 e 16ºC, em Rio Branco.
Como O Tempo Aqui anunciou, não haveria, desta vez, frio intenso, pois a queda da temperatura seria moderada. Informou, também, que tal resfriamento seria de curta duração, pois, a partir de sábado, o calor volta a predominar, com baixíssima umidade do ar, principalmente, na próxima semana.

468 ad

2 comentários

  1. Celia /

    Alguns sites estão prevendo a chegada de muitas frentes frias para o mês de agosto no pais. Saberia nos dizer se essas frentes alcançarão o Acre? Poderiam trazer chuva para a região?

    • Sim, várias frentes frias devem chegar ao Brasil neste mês de agosto. Como O Tempo Aqui publicou no último dia 31 de julho, deverão chegar ao Acre, pelo menos, 3 frentes frias neste mês, sendo que, pelo menos uma, deverá provocar uma queda mais acentuada da temperatura. No entanto, devido à baixíssima umidade do ar que está na região, nada está confirmado, pois fica bastante difícil prever se todas elas atingirão o Acre. Isto porque o ar seco é mais pesado que o ar úmido e, assim, transforma-se num bloqueio atmosférico para as frentes frias que, quando conseguem chegar, já são fracas. Vamos aguardar os próximos dias, mas parece que este mês de agosto será extremamente seco e, assim, apenas o ar ainda mais seco, de origem polar, consegue penetrar na região, deixando-a cada vez com menos umidade do ar. Tal sistema atmosférico só será desconfigurado lentamente e pode durar até setembro. Esperamos que haja surpresa com a penetração de pulsos úmidos do Atlântico para furar este bloqueio e, aí sim, permitir a formação de nuvens de chuvas e, consequentemente, as portas estarão abertas para incursões de ar frio polar, com queda mais acentuada da temperatura, provocando chuvas frontais significativas, atenuando a seca atual.

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *