Frio polar chega à Amazônia e ao Centro-Oeste, com fortes rajadas de vento. Pode chover rápido no Acre e sul do Amazonas.
ago 02
QUINTA-FEIRA SERÁ COM VENTOS INTENSOS E NOITE FRIA
A frente fria – fenômeno meteorológico que antecede a penetração de ar polar – avança rapidamente na direção do Acre, onde chegará na manhã desta quinta-feira – 3/8/2017 – com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 60km/h nas regiões de Rio Branco e Brasileia.
Poucas horas depois, logo no início da tarde, o ar frio, de origem polar, começará a penetrar no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e no sudeste do Peru. Antes, logo nas primeiras do dia, a massa de ar frio já terá chegado ao Pantanal de Mato Grosso e às planícies da Bolívia. A partir daí, a temperatura só tende a baixar e, ao amanhecer do dia seguinte, sexta-feira, deverá oscilar entre 13 e 16ºC, dependendo da cidade. Em Goiás, esta onda de frio chega mais fraca e atinge principalmente o sul e o sudoeste do estado, mas as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 6 e 10ºC.
Nesta quinta-feira, a temperatura, durante o dia, mesmo se o Sol aparecer, deverá ficar abaixo de 26ºC, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia. Onde o Sol não aparecer, a máxima deverá ficar abaixo de 21ºC. Nas duas situações, porém, a sensação térmica será bem inferior, devido aos fortes ventos que estarão soprando ininterruptamente.
Essa massa de ar frio terá curta duração e, no sábado, o calor diurno deverá retornar, com dias ensolarados e quentes, mas com noites estreladas e frias, devido à baixa umidade do ar, que poderá atingir, na próxima semana, valores inferiores a 20%, o que caracteriza estado de alerta para a saúde das pessoas.
HÁ POSSIBILIDADE DE CHUVA NO ACRE E NO AMAZONAS
Não há condições atmosféricas para chuvas intensas, mas a chegada deste frente fria poderá provocar o surgimento de muitas nuvens, mas somente no Acre, no sul e oeste do Amazonas e no sul e oeste de Rondônia, além da Bolívia e do Peru.
Assim, não está descartada a possibilidade de ocorrência de chuvas em alguns pontos dessas áreas, mas de forma rápida. Eventualmente, poderão ocorrer até chuvas um pouco mais volumosas, com raios e ventanias.
Acompanhe nossas atualizações, que ocorrem a qualquer momento, e saiba o que deverá acontecer com o tempo nos próximos dias.
O calor diurno vai diminuir em Porto Velho nesses próximos dias? Tenho visto que Porto Velho está quase todos os dias como a capital mais quente e realmente tá muito calor.
A cidade de Porto Velho não terá queda significativa da temperatura diurna, mas diminuirá um pouco, sim. A queda maior ocorrerá nas cidades de Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e proximidades, ou seja, por onde os ventos frios serão mais intensos.