Onda de frio polar será a mais forte a atingir a Amazônia nos últimos anos e temperatura deve ficar abaixo de 9ºC, no Acre, com sensação térmica de zero ou negativa. Campanha do Agasalho deve ser urgente.

jul 14

MASSA DE AR POLAR CHEGA NA SEGUNDA-FEIRA
A maios poderosa e abrangente onda de frio dos últimos anos chegará à Amazônia na segunda-feira – 17/7/2017 -, logo cedo. A temperatura cai brusca e acentuadamente no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Serão atingidos também a maior parte de Mato Grosso e as planícies da Bolívia e da região selva do Peru. Com menos força chegará no centro, sul e sudoeste de Goiás.
Ventos fortes, com rajadas que podem passar de 60km/h nas partes mais elevadas do terreno, começam a soprar de sudeste, no momento da chegada da fortíssima frente fria na segunda-feira. Logo em seguida, uma enorme massa de ar frio polar vai se espalhando por quase toda a Amazônia Ocidental, sendo que até Manaus sentirá levemente os efeitos deste fenômeno atmosférico.
Além de muito fria, esta massa polar será a mais abrangente e duradoura dos últimos anos no Acre e nas regiões próximas. As baixas temperaturas noturnas deverão permanecer, pelo menos, até o amanhecer de sábado, dia 22 de julho, sendo que o frio mais intenso ocorrerá na terça-feira e na quarta-feira.
As temperaturas mínimas devem oscilar entre 5 e 9ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Costa Marques, Guajará-Mirim, Cuiabá, Cáceres e proximidades, porém com sensação térmica de zero ou menos, devido aos fortes ventos que estarão soprando.
Desta vez, até Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Lábrea, Boca do Acre e Eirunepé terão queda acentuada da temperatura, com mínimas aproximadas entre 10 e 14ºC.
Mesmo durante o dia, na parte da tarde, os maiores valores, em Rio Branco, por exemplo, deverão ficar abaixo de 19ºC, na terça-feira e na quarta-feira próximas.
Não estamos afirmando, mas não será surpresa se for registrado recorde histórico de temperatura baixa em Rio Branco, cujo valor, até o momento, é de 6,0ºC, ocorrido no ano de 1975.

CAMPANHA DO AGASALHO DEVE SER URGENTE
O frio noturno, para quem não tem como se agasalhar, é muito dolorido. O Tempo Aqui lançou a Campanha do Agasalho do Inverno de 2017 assim que previu as primeiras ondas de frio deste ano. Agora, a segunda etapa desta campanha é muito mais urgente e necessária.
Assim, adote pelo menos uma pessoa necessitada para agasalhar.

NOVAS INFORMAÇÕES NESTE SÁBADO E NO DOMINGO
O Tempo Aqui, como sempre tem feito nestes momentos, está acompanhando o desenvolvimento e o deslocamento desta que deverá ser a mais fria onda de frio dos últimos anos na Amazônia.
Portanto, acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado sobre o tempo atmosférico.

468 ad

4 comments

  1. Jorge /

    Porto Velho pode ter temperatura Máxima baixa?

    • Sim, Jorge. Os ventos fortes e a intensa penetração de ar frio polar deverão deixar Porto Velho com temperatura máxima inferior a 24 graus, nas próximas terça-feira e quarta-feira, porém a sensação térmica deverá ficar abaixo de 18 graus. As mínimas deverão oscilar entre 12 e 15 graus ou até menos, com sensação térmica abaixo de 8 graus.

  2. Celia /

    Realmente e muito preocupante para as pessoas mais carentes esta intensa friagem. Parabéns por levantar esta campanha, todos deveriam fazer o mesmo, principalmente nossos gestores, visto que não e comum no estado eventos climáticos como este.

    • Não será por falta de aviso, pois estamos anunciando a chegada desta poderosa onda de frio desde a última segunda-feira, repetindo diariamente. No mês passado, também informamos que era alta a probabilidade de ocorrência, neste inverno de 2017, de uma intensa onda de frio, com temperaturas que poderiam ficar abaixo de 12 ou 10 graus no Acre. Muito obrigado, mais uma vez, pela sua participação.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *