Onda de frio polar chega forte e despenca a temperatura no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso
jul 12
AGORA É FRIO POLAR NOVAMENTE
Uma intensa massa de ar polar chegará ao Brasil e atingirá a Amazônia e parte do Centro-Oeste brasileiro na próxima semana. Será a primeira queda acentuada da temperatura deste mês de julho de 2017 no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e oeste do Amazonas e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Como O Tempo Aqui, desde o início desta semana, já vinha informando diariamente, ocorrerá uma queda brusca e acentuada da temperatura, por volta da próxima terça-feira, dia 18, a partir da tarde – data exata e hora aproximada ainda a serem confirmadas -, quando os primeiros ventos de sudeste começarão a soprar com forte intensidade.
É bastante provável que esta onda de frio estabeleça novos recordes de baixa temperatura deste ano. Até o momento, a menor temperatura no Acre, este ano, foi 12,8ºC, nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, enquanto, em Rio Branco, foi 13,6ºC, registradas no mês de junho. logo nos primeiros dias do inverno. Em Rondônia, a mínima deste ano, até agora, também ficou em torno de 12ºC.
As condições atmosféricas atuais nos mostram que esta onda de frio deverá ser a mais forte do ano até o momento. Poderão ocorrer temperaturas mínimas abaixo de 12ºC, no Acre e em Rondônia, e abaixo de 9ºC, em Mato Grosso, enquanto, no Amazonas, é bastante provável que os termômetros registrem valores inferiores a 14ºC.
ALERTA PARA A BAIXA UMIDADE DO AR
A massa de ar polar que atingirá a região amazônica na próxima semana é extremamente seca e a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 25% no Acre – estado de atenção -, enquanto, em Rondônia e Mato Grosso, assim como nas planícies da Bolívia, os valores poderão ficar inferiores a 20%, o que se traduz em estado de alerta para a saúde.
A probabilidade de ocorrência de chuvas é baixa com a chegada desta onda de frio, tanto que, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, sem acumulados significativos, pois não há perspectivas de incursão de pulsos úmidos do Atlântico, que poderiam provocar precipitação mais volumosa com o choque frontal. Mesmo que passageiras e pontuais, apenas o Acre poderá ter chuvas nos próximos domingo e segunda-feira.
Todas estas informações poderão sofrer alterações, para mais ou para menos, nos próximos dias.
Portanto, acompanhe nossas atualizações diárias sobre esta nova onda de frio polar. Estaremos informando, com mais precisão, a data e a hora, assim como a intensidade, da chegada desta nova massa de ar frio à região.
Poderá haver queda significativa nas temperaturas máximas? E se não haver chuva, poderá ficar apenas nublado?
Essa baixa umidade do ar favoreceria a permanência do frio em mais dias sobre a região ou não?
Olá, Celia. Esta massa de ar polar que atingirá a região é tão forte que, mesmo que que o sol apareça, a temperatura permanecerá baixa e, durante a noite vai despencar para valores que podem ficar abaixo de 10 graus, em alguns pontos do leste e do sul do Acre. Os ventos serão intensos, o que darão uma sensação térmica ainda menor. Nossas previsões nos mostram que, praticamente, todos os dias da próxima semana serão frios, principalmente durante a noite. Logo mais, daremos mias informações a respeito desta poderosa onda de frio polar.
Acredito que favorece pra baixar a temperatura apenas nas noites e de manhã porque se continuar seco e sem nebulosidade a temperatura vai subir muito rápido de tarde. E a sensação de frio diminui quando há sol e pouca umidade.
Olá, Henrique. O que você comentou tem sentido, porém esta massa de ar polar deverá ter um centro de altíssima pressão atmosférica bem próximo da Amazônia do que aquelas que ocorrera anteriormente neste ano. Assim, mesmo que haja sol, as temperaturas, durante o dia, estarão baixas e, devido aos ventos intensos que estarão soprando, a sensação térmica será de frio. No entanto, é natural que quem estiver exposto ao sol e protegido dos ventos não sentirá frio. Ainda é cedo para falarmos com precisão sobre esta onda de frio. Nas próximas horas, estaremos publicando mais informações a respeito.