Onda de frio despenca a temperatura e devem ocorrer novos recordes de frio deste ano no Acre e proximidades. Campanha do Agasalho é urgente.

jun 18

CAMPANHA DO AGASALHO DO INVERNO DE 2017 É URGENTE
Não será nenhuma surpresa, pois O Tempo Aqui vem publicando diariamente, há mais de 20 dias, sobre essa poderosa onda de frio polar que chega à Amazônia e ao Centro-Oeste brasileiro nesta segunda-feira, dia 19 de junho.
No leste e no sul do Acre, a frente fria chega no final da tarde deste mesmo dia, despencando a temperatura de forma brusca e acentuada. No sul de Rondônia, os ventos da frente fria começam a soprar antes do meio-dia, enquanto que, em Cruzeiro do Sul, a frente fria chega nas primeiras de terça-feira, dia 20. Alerta para o perigo de ventos intenso e perigosos que surgirão bruscamente da direção sudeste, principalmente, nas regiões de Rio Branco, Plácido de Castro e Brasileia.
Na terça-feira, a maior temperatura – a que geralmente ocorre no início da tarde – deverá ficar inferior a 20ºC, em Rio Branco e nas demais cidades do leste e do sul do Acre. Os ventos da direção sudeste, porém, estarão soprando intensamente, com rajadas que podem passar dos 50km/h, deixando uma sensação térmica inferior a 14ºC, durante o dia, e abaixo de 10ºC, durante a noite.
Há dias que temos proposto o lançamento da Campanha do Agasalho do Inverno 2017, no sentido de agasalharmos as pessoas menos favorecidas. O frio que está chegando poderá deixar muitas pessoas em situação de desconforto térmico perigoso.
O Tempo Aqui lembra – como já vem anunciando há muitos dias – que esta onda de frio deverá ser a mais forte do ano, até o momento. No entanto, ocorrerão ondas de frio ainda muito mais intensas e frias, sendo que já estão à vista, segundo nossas análises das condições atmosféricas na região da Antártida. Assim, não será surpresa se, ainda neste mês de junho, ocorra uma massa de ar frio mais poderosa do que as anteriores deste ano, inclusive mais intensa do que o frio que começa a chegar nesta segunda-feira.

NOVOS RECORDES DE FRIO DO ANO
As temperaturas mínimas – as que ocorrem geralmente, no final da noite – devem oscilar entre 11 e 14ºC, no leste e no sul do Acre, entre 10 e 13ºC, na cidade rondoniense de Costa Marques, entre 8 e 11ºC, no Pantanal de Mato Grosso e em Cuiabá. Desta vez, até Porto Velho sentirá um pouco mais frio, com mínimas entre 15 e 18ºC. Nas cidades acreanas de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima – as mais ocidentais do Brasil – as mínimas deverão oscilar entre 14 e 17ºC, assim como no sul do Amazonas, especificamente em Boca do Acre.
Novos recordes de frio de 2017 deverão ocorrer durante esta semana, pois esta onda polar é mais fria e mais abrangente do que a última que atingiu a região amazônica. As noites estarão frias até o amanhecer da próxima quinta-feira, no mínimo.

CHUVAS E TEMPORAIS EM ALGUMAS ÁREAS
A chegada desta frente fria poderá provocar temporais, com possibilidade de chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo, em alguns pontos.
Assim, é importante que a população fique atenta nesta segunda-feira a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos. As fortes rajadas de vento atingirão o leste e o sul do Acre, durante a tarde desta segunda-feira, com velocidades que poderão passar de 80km/h em alguns pontos mais elevados. Com esta velocidade, poderão ocorrer danos às edificações, assim como queda de galhos e árvores.
O Tempo Aqui vai publicar, nesta segunda-feira, ainda pela manhã ou, no máximo, nas primeiras horas da tarde, informações mais precisas sobre esta onda de frio que chegará ao Acre e às regiões próximas. Acompanhe, portanto, nossas atualizações.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *