Frio intenso atingirá o Acre e proximidades. Temperatura cairá acentuadamente e poderão ocorrer transtornos à população.
jun 13
A MAIS PODEROSA ONDA DE FRIO DOS ÚLTIMOS ANOS
Não é surpresa, pois desde fins do último mês de maio, estamos alertando diariamente da chegada desta poderosa onda de frio polar que chegaria à Amazônia Ocidental antes do dia 22 de junho deste ano de 2017. Nossos avisos, com já dissemos, eram diários e publicados na seção de previsão específica para o dia, com o título de Alertas e também nas matérias relacionadas às ondas de frio que chegaram nas últimas semanas.
Agora, sim, haverá muito frio no Acre, mas ainda não será o máximo que deverá ocorrer durante este inverno, principalmente, no mês de julho próximo.
A mais poderosa onda polar estará em formação, na região da Antártica, durante esta semana, cujo avanço na direção da América do Sul será rápido e atingirá o Brasil com muita força e frio intenso.
Na análise feita por nós, hoje – 13/6/2017 -, às 11 horas da manhã, não restou dúvida quanto à intensidade dessa onda de frio. Estaremos, diariamente, publicando novos boletins sobre a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa massa de ar, que deverá ser a mais forte dos últimos 30 anos para um mês de junho na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste brasileiro. É importante acompanhar nossas atualizações, pois poderão ocorrer alterações para mais ou para menos nas nossas projeções, tendo em vista que o comportamento da atmosfera é extremamente complexo.
No entanto, é melhor avisar do pior e esperar o melhor do que avisar do melhor e acontecer o pior. Assim, não seremos surpreendidos com sérios transtornos. É desta forma que trabalhamos. Não importam as críticas. Nosso único objetivo é informar a população a fim de que se previna contra as adversidades do tempo atmosférico. Então, avisamos sempre da pior possibilidade, mas esperamos que aconteça o melhor.
TEMPERATURA CAI SUBITAMENTE NO ACRE E PROXIMIDADES
Na próxima segunda-feira, dia 19 de junho, um dia antes do início do inverno – que começa no dia 20, pelo horário de Rio Branco -, a frente fria chega com ventos fortes e rajadas perigosas. Imediatamente após, uma intensa onda de frio polar avançará rapidamente fazendo a temperatura despencar acentuadamente em todo o Acre, Rondônia e Amazonas. No entanto, em Mato Grosso e Bolívia, a frente fria chega no domingo, com mais intensidade ainda. O frio também deverá atingir com força o sul de Goiás e, possivelmente, o centro do estado e o Distrito Federal.
Nossas expectativas são de que ocorram temperaturas mínimas entre 10 e 13ºC, no Acre, em Rondônia e no Amazonas e, entre 7 e 10ºC, em Mato Grosso e sul de Goiás.
Em Rio Branco, onde os ventos sopram mais fortes, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero ou até negativa para quem estiver exposto a tais ventos ininterruptos da direção sudeste que estarão soprando.
A abrangência desta onda de frio, na nossa análise de hoje, é muito ampla, podendo até alcançar a cidade Manaus e cruzar a Linha do Equador, mas já bastante enfraquecida por lá.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre mais esta onda de frio.
CAMPANHA DO AGASALHO É URGENTE
Uma campanha do agasalho é necessária e urgente para atender aos menos favorecidos, e que são tantos. Adote pelo menos uma pessoa para agasalhá-la adequadamente.
Pouco servirá uma campanha no dia do frio, pois até que as pessoas necessitadas recebam os agasalhos, o frio poderá ter diminuído bastante.
Assim, O Tempo Aqui lança este pedido para que as autoridades, as empresas privadas e a comunidade possam atenuar o sofrimento de crianças, idosos e quaisquer outras pessoas carentes a fim de que tenham um inverno menos doloroso.
O inverno está chegando!
Olá, Croider. Sim, no próxima dia 20 de junho, às 23h24min – horário de Rio Branco – o Sol estará na sua posição mais inclinada em relação ao Brasil, ou seja, ficará posicionado sobre o Trópico de Câncer, dando início ao inverno em todo o hemisfério sul da Terra, onde o Acre e Rondônia estão localizados. Um abraço. Muito obrigado pela participação.
Dessa vez vai esfriar mais em Porto Velho? Nessa últimas ondas de frio esfriou muito pouco aqui
É bastante provável que, desta vez, a capital de Rondônia fique um pouco mais fria, pois até agora, a mínima registrada em Porto Velho – que ocorreu com a última onda de frio – foi 19,9 graus, no dia 11 de junho. Estaremos atualizando diariamente as informações sobre essa nova massa de frio polar. Um abraço.