Estação Espacial Internacional será vista hoje, no início da noite, passando sobre Rio Branco e Porto Velho
jul 23
10h 15min
ESTAÇÃO ESPACIAL SERÁ VISTA NO ACRE, RONDÔNIA E AMAZONAS
Mais uma vez, a Estação Espacial Internacional, o maior veículo em órbita da Terra, estará passando sobre o Acre, Rondônia e Amazonas, no início da noite deste sábado, 23 de julho de 2016, exatamente às 18h 14min.
Qualquer pessoa poderá ver, sem necessidade de nenhum instrumento.
É só se posicionar com a frente para a direção sudeste, entre o leste e o sul, e levantar os olhos 50 graus acima da linha do horizonte. Quem mora no centro e no sul de Rondônia terá que olhar na direção noroeste.
O satélite aparecerá pelo lado direito de quem estiver virado para sudeste e será visto como uma enorme estrela em movimento.
VEJA A ESTAÇÃO A PARTIR DA PASSARELA JOAQUIM MACEDO
O Tempo Aqui convida os moradores de Rio Branco para observarem o veículo espacial a partir do meio da passarela Joaquim Macedo, pois é uma posição praticamente no centro da cidade, além de não oferecer problemas relacionados a edifícios e árvores, que dificultam a visualização.
Quem estiver no meio da passarela, ou seja, na posição mais alta, é só se posicionar para o lado do Segundo Distrito, como se estivesse caminhando para o final da passarela. Cerca de 3 minutos antes do horário previsto, comece a observar o céu logo acima do horizonte, do lado da Gameleira, perto do mastro da bandeira, pois é ali que a estação espacial vai aparecer.
Quando for exatamente 18h 14min deste sábado, 23 de julho, a estação estará passando próxima do alto da torre da passarela, ou seja, cerca de 50 graus acima do horizonte. Logo em seguida, o satélite desaparecerá, na sombra da Terra, pelo lado esquerdo de quem estiver virado para o Segundo Distrito, ou seja, desaparecerá na direção da quarta ponte da capital.
Assim que aparecer na direção da Gameleira, a estação espacial ainda estará sobre os Andes, aproximadamente sobre La Paz, a capital da Bolívia, e quando começar a desaparecer na direção da quarta ponte ou do bairro Cadeia Velho, já estará além do rio Amazonas.
O tempo entre o momento que ela aparece e o momento em que desaparece será de aproximadamente 4 minutos, o suficiente para ter cruzado boa parte da América do Sul, pois sua velocidade é de 27.500km/h, ou seja, cerca de 7,5 quilômetros por segundo.
Sua altura é de 403km e, a cada 91 minutos, dá uma volta em torno da Terra.
É o maior veículo espacial feito pelo homem e já está em órbita há mais de 10 anos. Dezenas de astronautas já se hospedaram nela, inclusive o brasileiro Marcos Pontes.
Lá de cima, os astronautas verão a cidade de Rio Branco e transmitirão pela internet a passagem sobre a capital do Acre.
Não se esqueça do horário, pois a estação espacial vai passar sobre a capital acreana, exatamente, às 18h 14min, mas poderá ser vista no horizonte, a partir das 18h 11min.
Estaremos aguardando você na passarela Joaquim Nabuco.