Atualizações das previsões publicadas por O Tempo Aqui e como elas são feitas

jun 08

11h 35min

A falta de conhecimento mais amplo da nossa língua leva muitos a cometerem enganos grosseiros ao lerem nossas publicações, além de não terem noção alguma de como se trabalha na Meteorologia.
O Tempo Aqui recebeu críticas quanto à data e horários de suas atualizações, bem como a forma como elas são feitas, como podem ser constatadas na previsão para hoje, 8 de junho de 2016.
Logo no início de cada publicação de previsão do tempo, aparece a hora em que ela foi feita e, na sequência, a data a qual ela se refere, por exemplo:
17h 55min, previsão para o dia 8/6/2016.
No dia seguinte, antes das 10 horas da manhã, ela é atualizada, ou seja, são colocados dados mais precisos, às vezes, até alterados, a fim de que as pessoas fiquem melhor informadas, pois é esse o nosso objetivo.
Esse procedimento é utilizado, também, pelos institutos de meteorologia do Brasil. Observe que a previsão para uma data é constantemente alterada por eles, todos os dias, pelo menos duas vezes, inclusive, no próprio dia ao qual a previsão se refere, a fim de que sejam mais precisas. Entre tantos, citamos o INPE/CPTEC (instituto federal) e a CLIMATEMPO (empresa particular) que adotam o mesmo sistema de atualizações, com a diferença de que esses institutos não informam a hora da atualização, ao contrário de nós, que informamos.
O outro aspecto é que O Tempo Aqui e o seu “site” utilizam as mesmas ferramentas utilizadas por qualquer meteorologista em qualquer parte do mundo. Nossa estrutura para elaborar uma previsão é, basicamente, a mesma. No entanto, O Tempo Aqui utiliza métodos diferentes na análise das condições atmosféricas, elaborados ao longo de mais de 30 anos de experiência diária.
Portanto, não faz diferença, quanto ao aspecto de equipamentos utilizados, seja no Acre, em São Paulo ou na Europa.
Quem faz a previsão do tempo não é uma máquina e, sim, um meteorologista, a partir dos mesmos dados para todos.
A diferença está nas interpretações desses dados, que nunca serão iguais para todos os meteorologistas, sendo, muitas vezes, até opostas.
Nós fazemos parte de uma rede mundial que utiliza um padrão único dos dados recebidos, os quais ficam à nossa disposição para que os interpretemos, conforme os nossos próprios critérios e métodos. Somos, hoje, referência nacional, como divulgado recentemente por uma emissora de televisão de São Paulo.
Esperamos, de forma sintética, ter esclarecido como funcionamos.
O Tempo Aqui, a partir de hoje, não responderá nenhuma pergunta ou crítica, cujo autor não esteja identificado.
Estaremos sempre dispostos a prestar quaisquer outros esclarecimentos relacionados a tempo meteorológico e a clima.

468 ad

6 comments

  1. Luzia /

    Olá boa tarde, sou de rondonia gostaria de saber se realmente o frio que esta começando aqui hj 08/06/2016 vai ser forte mesmo assim como estão dizendo em alguns sites?

    • Olá, Luzia! A temperatura ficará agradável, principalmente, nas regiões de Vilhena, Costa Marques, Guajará-Mirim e Cacoal, nos próximos dias, à noite, pois, durante o dia, o sol vai aparecer. No entanto, no próximo sábado, 11 de junho, uma intensa onda de frio atingirá Rondônia, fazendo a temperatura cair brusca e acentuadamente, com valores mínimos abaixo de 15 graus, no domingo e na segunda-feira, nos municípios do sul e do oeste rondoniense. Em Porto Velho, o frio será mais fraco.

  2. Liz /

    O pazer das pessoas é apenas criticar, tirar sarro. Não se preocupe com esse tipo de gente. Sou fã do seu blog. Abraços!

    • Olá, Liz! Muito obrigado pela mensagem. Fazemos o máximo para colaborar com o planejamento das atividades diárias das pessoas, dando-lhes a tendência do tempo e, por isso, atualizamos a todo momento.

  3. John Catão /

    Parabéns pelo excelente serviço que têm nos prestado. Gostaria apenas de saber como posso ter acesso a essa matéria que o Sr. citou, da emissora de São paulo, para divulgar em minha conta de facebbok para calar a boca desses invejosos que não acreditam em suas tão acertadas previsões. Um forte abraço e aguardo anciosamente sua resposta.

    • Olá, John! Muito obrigado pela mensagem. Com relação à matéria publicada por emissora de televisão de São Paulo, foi no programa The Noite, com Danilo Gentili. No entanto, nós não vimos, mas dezenas de pessoas nos tem dado essa informação. Você pode consultar o Leo Lins, do mesmo programa, o qual se refere a nós através da rede social, desde o dia 24 de junho.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *