Planeta Marte é a sensação da semana com sua máxima aproximação da Terra

maio 24

10h 30min

Com o céu noturno estrelado, os acreanos e rondonienses poderão aproveitar para observar, a olho nu, o planeta Marte, com todo o seu esplendor, até o final deste mês de maio de 2016.
Sua posição será a mais próxima da Terra, nos últimos 11 anos, e estará a, apenas, 75 milhões de quilômetros do nosso planeta. É a sensação da semana nos céus do Brasil. Quando você olhar para Marte, lembre-se de que lá estão vários objetos e veículos construídos pelo homem. Alguns estão em plena atividade e se deslocam pelo solo marciano através dos comandos emitidos daqui da Terra. Esses aparelhos fotografam as paisagens e colhem os dados de Marte para, em seguida, transmiti-los para nós.
Depois de Júpiter, é o ponto mais luminoso no céu e de fácil identificação. A partir das 20 horas, olhe para a direção leste, onde o Sol nasce, e procure um ponto brilhante de cor bem avermelhada: é o planeta Marte. Descendo um pouco a vista, você verá o planeta Saturno, só que bem menos brilhante. Se olhar para cima e um pouquinho para oeste verá Júpiter, o mais brilhante no céu.
No entanto, o melhor horário para observar Marte é após as 22 horas, quando já estará quase na vertical. Melhor ainda é após a meia-noite, mas nesse horário, você terá que olhar para o lado oeste, onde o Sol se põe, pois o movimento da Terra faz com que os astros se movam aparentemente de leste para oeste.
Com um telescópio simples, pode-se ver facilmente as paisagens do relevo marciano.
Não deixa de olhar para Marte, neste dias de céu estrelado, pois uma nova posição tão próxima de nós só ocorrerá daqui há 11 anos. Até o final deste mês, ele será o planeta mais visitado pelos nossos olhares.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *