Quinta-feira quente, com chuvas passageiras, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Sol e calor predominam em Goiás e Brasília.
mar 16
17h 50min. Previsão para quinta-feira (17/3/2016), atualizada às 8h 35min deste dia.
Oferecimento:
– Curso Aprovação, o melhor do Acre preparando para as melhores universidades do Brasil. Faça já sua matrícula para 2016. Telefone 3223-2607;
– Tempero do Norte, onde você encontra o mais delicioso almoço em Rio Branco;
– Comercial Matos, tudo em confecções masculinas e femininas;
– Cor e Corpo, o melhor da moda íntima no Acre;
– Hotel Pacífico, a sua casa em Rio Branco. Telefone 3222-7174.
Sem mudanças significativas, o tempo segue quente e úmido, com sol por entre nuvens e chuvas passageiras, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, no centro-norte da Bolívia e no leste, sudeste e nordeste do Peru. Sol e calor continuam predominando em Goiás e no Distrito Federal.
ACRE
No Acre, sol com muitas nuvens, calor abafado e chuvas passageiras, principalmente, a partir da tarde. Chove desde as primeiras horas e antes do amanhecer no centro e no oeste do estado. Em algumas áreas pode chover forte, com raios.
A umidade do ar mínima varia, entre 60 e 80%, na maioria dos municípios.
Os ventos sopram, entre fracos e moderados, em geral, da direção sudeste, com variações de leste e do sul.
A temperatura mínima, no início do dia, oscila entre 22 e 24ºC, e a máxima, durante a tarde, entre 30 e 32ºC, em todo o estado.
RONDÔNIA
Em Rondônia, sol com muitas nuvens e possibilidade de chuvas passageiras, principalmente, a partir da tarde. Em algumas áreas, pode chover forte, com raios.
A umidade do ar mínima oscila, em geral, entre 55 e 75%, na maioria dos municípios.
Os ventos sopram, entre fracos e moderados, em geral, da direção sudeste, com variações de leste e do sul.
A temperatura mínima, no início do dia, em Porto Velho e proximidades, oscila, entre 22 e 24ºC, e a máxima, à tarde, entre 30 e 32ºC. Em algumas cidades, a máxima pode oscilar, entre 31 e 33ºC.
AMAZONAS
No Amazonas, permanecem a elevada umidade do ar, muitas nuvens, o calor abafado e as chuvas passageiras na maior parte do estado. Chove, logo cedo, em algumas áreas, principalmente, no centro, no oeste e no noroeste amazonense. Poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias, em alguns pontos. Na capital, os ventos sopram, entre moderados e fracos, em geral, da direção leste e variações de sudeste e de nordeste. A temperatura mínima, em Manaus e proximidades, no início do dia, varia, entre 24 e 26ºC, e a máxima, à tarde, entre 31 e 33ºC. Em algumas cidades amazonenses, a máxima oscila, entre 33 e 35ºC.
DISTRITO FEDERAL
No Distrito Federal, predomínio de tempo bom e quente, com sol e nuvens. A probabilidade de chuvas é pequena e, se ocorrerem, serão rápidas e, somente, em alguns pontos isolados. Os ventos sopram, entre moderados e fracos, da direção leste e variações de nordeste e de sudeste. A temperatura mínima, no início do dia, varia, entre 18 e 20ºC, e a máxima, à tarde, entre 28 e 30ºC.
GOIÁS
Em Goiás, o sol, com nuvens, e o calor vão predominar, mas pode chover rápido em alguns pontos. Probabilidade moderada de chuvas no sul, no sudoeste e no oeste goiano. Pode chover forte, com raios, em algumas áreas. Os ventos, na capital e na maior parte do estado, sopram, entre fracos e moderados, em geral, da direção leste e variações de sudeste e de nordeste. A temperatura mínima, no início do dia, em Goiânia, oscila, entre 20 e 22ºC, e a máxima, no início da tarde, entre 31 e 33ºC.
MATO GROSSO
Em Mato Grosso, predomínio de sol com muitas nuvens, elevada umidade do ar, calor abafado e chuvas passageiras, principalmente, a partir da tarde, não se descartando eventuais chuvas fortes, com raios e ventanias, em alguns pontos. O tempo fica melhor, com pequena probabilidade de chuvas, no sul e no sudoeste do estado. Na capital e proximidades, os ventos sopram, entre fracos e calmos, da direção sul e variações de sudoeste e de sudeste. A temperatura mínima, no início do dia, em Cuiabá, oscila, entre 22 e 24ºC e a máxima, à tarde, entre 33 e 35ºC.
PERU
Em Lima, o calor abafado e a alta umidade do ar predominam, com sol por entre muitas nuvens, podendo chover de forma leve, do tipo garoa, em alguns momentos, sendo que a temperatura mínima, no oeste da cidade (próximo ao mar), oscila, entre 20 e 22ºC e a máxima, entre 26 e 28ºC, enquanto, no leste da capital peruana (mais afastado do mar), a mínima varia, entre 19 e 21ºC, e a máxima, entre 27 e 29ºC. Em Cusco, sol com muitas nuvens, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 5 e 7ºC, no início do dia, e a máxima, entre 19 e 21ºC, no início da tarde. Em Arequipa, sol com muitas nuvens, sendo que a mínima varia, entre 11 e 13ºC e a máxima, entre 20 e 22ºC. Em Puno, sol com muitas nuvens e possibilidade de chuvas em alguns momentos, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 6 e 8ºC, e a máxima, entre 16 e 18ºC. Nas regiões de Pucalpa e Iquitos, elevada umidade do ar, muitas nuvens, calor abafado e chuvas passageiras, podendo ser fortes, com raios, em alguns pontos, sendo que as mínimas oscilam, entre 22 e 24ºC, e as máximas, entre 30 e 32ºC. Em Porto Maldonado, sol com nuvens, calor abafado e possibilidade de chuvas passageiras, sendo que a temperatura mínima varia, entre 21 e 23ºC e a máxima, entre 31 e 33ºC.
BOLÍVIA
Na região de planície, calor abafado e chuvas passageiras no centro, no noroeste, no norte e no nordeste do país. O sol predomina, com pequena probabilidade de chuvas no sul e no sudeste boliviano. Chove fraco nas encostas dos Andes. Em La Paz, tempo bom com muito sol pela manhã, mas chove com trovoadas a partir da tarde, sendo que a temperatura mínima, no início do dia, varia, entre 6 e 8ºC e a máxima, no início da tarde, entre 19 e 21ºC. Em Cobija e Riberalta, sol com nuvens e calor abafado, mas poderão ocorrer chuvas passageiras, em alguns pontos, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 22 e 24ºC, e a máxima, entre 31 e 33ºC. Em Trinidad, sol com nuvens, calor e possibilidade de chuvas passageiras, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 22 e 24ºC, e a máxima, entre 32 e 34ºC.
Friale, nesse inverno de 2016… o ar polar vai conseguir alcançar Manaus e deixá-la sobre o fenômeno da friagem, se sim o quão forte será o evento? Digo isso devido à neutralidade do El Niño! Faz quase 6 anos que essa cidade não vê uma temperatura abaixo dos 20ºC, desde a friagem de 2010… Nem a de 2013 foi forte o suficiente, ela apenas amenizou um pouco o clima.
Olá, Bruno! Boa pergunta! Conforme nossa análise, deverão ocorrer intensas ondas de frio durante este ano de 2016. Portanto, é alta a probabilidade de que ocorra o fenômeno da friagem até em Manaus, sim, mas com intensidade bem inferior, em relação a Rio Branco, onde o frio é mais intenso, na região Norte, devido aos fortes ventos frios polares que atingem o Acre.