Enchentes e inundações: Plantão de Verão 2016. Posição em 24 de dezembro: Nenhuma tendência de alagamentos nos próximos dias no Acre e em Rondônia.

dez 24

17h 45min

O Plantão de Verão 2016 de O Tempo Aqui traz, todas as quintas-feiras, as informações sobre o comportamento dos principais rios do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do Peru e da Bolívia, neste período chuvoso da maior parte da Amazônia Ocidental e que causam tantos problemas com enchentes e inundações.
Na última quarta-feira, 23 de dezembro, o nível do rio Tarauacá subiu rapidamente e atingiu a cota de 9,27m, mas alguns minutos depois, começou a baixar e, nesta quinta-feira, já estava abaixo de 8m. Foi um subida repentina devido às chuvas volumosas que caíram na sua bacia hidrográfica e na do seu afluente, o Muru. Como foram chuvas passageiras, logo seu nível baixou. Nesse mesmo dia, o rio Envira, em Feijó, também, apresentou uma rápida elevação e chegou a atingir a cota de 8m, mas já voltou a baixar.
O Tempo Aqui divulga, todas as quintas-feiras, o grau de probabilidade de ocorrência de enchentes e inundações, nos próximos dias, provocada pelos principais rios, com a finalidade de prevenir situações de transtornos à população e às atividades econômicas.
Adotamos uma escala de 0 a 10 para definir o grau de probabilidade. Quanto mais próximo de 10, maior a probabilidade de ocorrência de uma enchente. Ao contrário, quanto mais próximo de 0, menor a probabilidade.
Não há, segundo nossa análise realizada nesta quinta-feira, 24 de dezembro, nenhuma perspectiva de enchentes preocupantes dos rios Acre, Iaco, Purus e Juruá, pelo menos até o próximo dia 4 de janeiro de 2016. Para esses rios, a probabilidade de uma enchente, nesses dias, é de grau 1.
Quanto ao rio Tarauacá, a probabilidade de uma enchente, nos próximos 10 dias, é de grau 6 e, para o rio Envira, em Feijó, é de grau 3.
Em Rondônia, o rio Madeira não deverá trazer nenhuma preocupação durante todo o mês de janeiro e, mesmo durante todo o período chuvoso, que se estende até março. A probabilidade de uma enchente alarmante é mínima, ou seja, de grau 1.
Para os rios Acre e Iaco, a probabilidade de uma enchente alarmante, neste verão chuvoso, é pequena, em torno de 3, na nossa escala de 0 a 10. Já, para o rio Juruá, o grau estimado é de 6, enquanto para o rio Tarauacá, grau 8.
No entanto, O Tempo Aqui esclarece que esses graus estipulados tiveram por base a situação da atmosfera no dia 25 de dezembro. Acompanhe nossas atualizações sobre as tendências dos rios, todas as quintas-feiras, através do nosso portal. Nossas atualizações sobre o nível desses rios poderão ocorrer em qualquer dia e momento, desde que o comportamento do tempo mude inesperadamente e possa causar enchentes e inundações na região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *