Domingo com alta umidade do ar e chuvas passageiras na maior parte do Acre, Rondônia e Amazonas. Chove intensamente em Goiás, Mato Grosso e Brasília.

dez 19

17h 55min. Previsão para domingo (20/12/2015).

A alta umidade do ar e a chegada de um leve frente fria provocam chuvas passageiras na maior parte do Acre, de Rondônia e do Amazonas, com possibilidade de chuvas fortes, raios e ventanias, em alguns pontos. Chove forte e intensamente, com raios e ventanias, em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, com possibilidade de queda eventual de granizo.

ACRE
No Acre, a chegada de uma fraca frente fria e a alta umidade do ar deixam o tempo abafado, com chuvas passageiras, na maior parte do estado. Em alguns pontos, pode chover forte, com raios e leves ventanias.
A umidade do ar mínima varia, entre 60 e 80%, na maioria dos municípios.
Os ventos sopram, entre fracos e calmos, em geral, da direção sudeste, com variações de leste e do sul.
A temperatura mínima, no início do dia, oscila, entre 21 e 23ºC, e a máxima, durante a tarde, entre 29 e 31ºC, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 31 e 33, nas demais áreas do estado.

RONDÔNIA
Em Rondônia, calor abafado, com chuvas passageiras na maioria dos municípios. Em alguns pontos, pode chover forte, com raios e ventanias.
A umidade do ar mínima oscila, em geral, entre 60 e 80%, na maioria dos municípios.
Os ventos sopram, entre fracos e calmos, de direções variáveis.
A temperatura mínima, em Porto Velho, no início do dia, oscila, entre 22 e 24ºC, e a máxima, à tarde, entre 30 e 32ºC. Mínima, entre 21 e 23ºC e máxima, entre 31 e 33ºC, na maioria dos municípios.

AMAZONAS
No Amazonas, a alta umidade do ar e o calor abafado predominam, mas ocorrem chuvas passageiras, principalmente, no centro, no sudeste, no sul, no sudoeste e no oeste do estado. Alta probabilidade de ocorrência de chuvas fortes, com raios e ventanias moderadas, em alguns pontos, principalmente, nas regiões de Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Itamarati, Ipixuna, Eirunepé e Tabatinga. Na capital, os ventos sopram, entre moderados e fracos, com fortes rajadas, em geral, da direção leste e variações de sudeste e de nodeste. A temperatura mínima, em Manaus, no início do dia, varia, entre 24 e 26ºC, e a máxima, à tarde, entre 32 e 34ºC.

DISTRITO FEDERAL
No Distrito Federal, sol com muitas nuvens. Chuvas passageiras, às vezes, fortes, poderão ocorrer, principalmente, a partir da tarde. Os ventos sopram, entre moderados e fracos, em geral, da direção nordeste, com variações do norte e de leste. A temperatura mínima, no início do dia, varia, entre 17 e 19ºC, e a máxima, à tarde, entre 28 e 30ºC.

GOIÁS
Em Goiás, sol com muitas. Chuvas passageiras ocorrem na maior parte do estado. Pode chover forte, com raios, ventanias e eventual queda de granizo, em vários municípios goianos. Os ventos, na capital e na maior parte do estado, sopram, entre fracos e moderados, com rajadas, em geral, da direção nordeste, com variações de leste e do norte. A temperatura mínima, no início do dia, em Goiânia, oscila, entre 19 e 21ºC, e a máxima, no início da tarde, entre 29 e 31ºC.

MATO GROSSO
Em Mato Grosso, sol e muito calor vão predominar, mas ocorrem chuvas passageiras, principalmente, no centro, no sudeste, no sul, no sudoeste, no oeste e no noroeste mato-grossense. Alta probabilidade de ocorrência de chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo, em algumas áreas. Na capital e proximidades, os ventos sopram, entre moderados e fracos, com rajadas, em geral, da direção sul, com variações de sudeste e de sudoeste. A temperatura mínima, em Cuiabá, oscila, entre 22 e 24ºC e a máxima, à tarde, entre 31 e 33ºC.

PERU
Sol e calor abafado, com muitas nuvens, predominam nas regiões de Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos, com chuvas passageiras, a qualquer hora, não se descartando eventuais temporais, com raios e ventanias moderadas. Em Lima, tempo bom, com sol e poucas nuvens, sendo que a temperatura mínima varia, entre 18 e 20ºC, e a máxima, entre 25 e 27ºC. Em Cusco, sol com nuvens e possibilidade de chuvas passageiras, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 8 e 10ºC, no início do dia, e a máxima, entre 22 e 24ºC, no início da tarde. Em Arequipa, sol com poucas nuvens, sendo que a mínima varia, entre 10 e 12ºC e a máxima, entre 22 e 24ºC. Em Puno, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras e fracas, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 6 e 8ºC, e a máxima, entre 18 e 20ºC. Em Porto Maldonado, muitas nuvens, com chuvas a qualquer hora, podendo chover forte, com raios e ventanias, em alguns pontos, sendo que a temperatura mínima varia, entre 21 e 23ºC e a máxima, entre 29 e 31ºC.

BOLÍVIA
Na região de planície, haverá muitas nuvens e as chuvas passageiras ocorrem a qualquer hora, principalmente, a partir da tarde, sendo que pode chover forte, com trovoadas e ventanias, em algumas áreas. Chove muito nas encostas dos Andes, desde o norte até o sul. Em La Paz, muito sol, pela manhã, e muitas nuvens, com chuvas leves e descargas elétricas, a partir da tarde, sendo que a temperatura mínima, no início do dia, varia, entre 5 e 7ºC e a máxima, no início da tarde, entre 19 e 21ºC. Em Cobija e Riberalta, sol com nuvens e calor abafado, com possibilidade de chuvas passageiras, podendo chover forte, em alguns pontos, com raios e ventanias, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 22 e 24ºC, e a máxima, entre 32 e 34ºC. Em Trinidad, muitas nuvens, com possibilidade de chuvas passageiras, a qualquer hora, sendo que a temperatura mínima oscila, entre 20 22ºC, e a máxima, entre 29 e 31ºC.

468 ad

2 comments

  1. Asterio /

    Boa tarde Davi,
    Gostaria de saber se teremos um inverno chuvoso extremo como vem ocorrendo em anos anteriores?

    • Olá, Astério, boa tarde! Na nossa publicação do último dia 17 de dezembro, com o título “Plantão de verão…”, você poderá ter mais informações de como deverá ser o período chuvoso de de 2016, no Acre e regiões próximas. A princípio, não deveremos ter chuvas suficientes para causar alagações de proporções alarmantes. Talvez, ocorram pequenas enchentes do rio Acre, sem maiores preocupações.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *