Enchentes, inundações e alagações no Acre e em Rondônia. Previna-se: Começaram as chuvas do verão.

dez 10

12h 55min

O verão começa no próximo dia 21 de dezembro, exatamente, às 23h 48min, no horário de Rio Branco, quando o Sol, na sua trajetória aparente, atingirá a posição vertical mais ao sul do planeta, ou seja, sobre e linha do trópico de Capricórnio. Verão é sinônimo de muita chuva no Acre, em Rondônia e no Amazonas.
A preocupação é com as enchentes, inundações e alagações, tão comuns nessa época do ano. Ainda está na memória da população os traumas causados pelas enchentes e inundações históricas do rio Acre, em março deste ano, e dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, em Rondônia, no verão de 2014, quando a BR-364 ficou coberta pelas águas. Em Tarauacá, antes mesmo do início do período mais chuvoso, a população sofreu com a maior inundação, ocorrida em novembro de 2014, quando as águas do rio de mesmo nome cobriram a maior parte da cidade.
As chuvas mais intensas, nesta região, ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro, mas a população já começa a ficar apreensiva quanto à possibilidade de novos transtornos em 2016.
Nosso portal do tempo, como sempre tem feito, avisará e alertará, com bastante antecedência, quando houver perigo de uma enchente dos rios do Acre e de Rondônia. O monitoramento do nível dos rios já começou a ser feito por nós e pelos nossos colaboradores e, havendo qualquer indicativo de uma possível situação de perigo de transbordamento, estaremos anunciando imediatamente para que a população não seja surpreendida com situações que possam causar transtornos.

SITUAÇÃO ATUAL
Não há, segundo nossas análises, perspectivas de que possam ocorrer enchentes e alagações de proporções alarmantes nesse verão que se aproxima. As condições atmosféricas atuais projetam chuvas dentro da média climatológica, podendo haver pequenas variações para mais ou para menos.
O nível do rio Tarauacá deverá subir bastante, entre os dias 12 e 14 de dezembro, mas nada que possa trazer perigo, pelo menos, no momento.
Quanto ao rio Acre, seu nível, também, subirá um pouco, entre os dias 11 e 13 de dezembro, devido às intensas chuvas que caíram na sua bacia hidrográfica, nos últimos dias, mas sem nenhum motivo para preocupação.

ALERTA
O Tempo Aqui, como fez nas últimas enchentes, publicará alertas sempre que as chuvas registradas forem suficientes para que os principais rios transbordem e, assim, a população terá condições de tomar as devidas precauções e se preparar para enfrentar uma eventual alagação, cuja probabilidade de ocorrência, em 2016, como já dissemos, é pequena, quase zero, no Acre e em Rondônia. Acompanhe nossas atualizações diárias e não seja surpreendido pelas adversidades do tempo meteorológico da nossa região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *