Inverno e verão, até quando vão distorcer a ciência? A estações do ano no Acre.
set 29
15h 30min
Davi Friale, professor e meteorologista.
Um pesquisador pretende viajar para o Acre. Planeja cuidadosamente o percurso e, principalmente, o tempo que ficará no estado, onde deverá fazer várias pesquisas que dependem das condições meteorológicas. Telefona, então, para um hotel conhecido, em Rio Branco, e, depois, para confirmar as informações colhidas, liga para um órgão do governo.
– Alô, bom dia! O senhor poderia fornecer alguns dados sobre o clima do Acre? – pergunta o pesquisador.
– Com muito prazer! Qual a informação que o senhor deseja? – atende o recepcionista.
– Eu preciso fazer uma pesquisa durante a estação do verão e, para tanto, é importantíssimo saber como é o clima nessa época do ano aí no Acre.
– Tudo bem, o “verão” aqui é muito seco, os dias são ensolarados e quase não chove. Às vezes, fica mais de dois meses sem chover. A umidade do ar, nessa época, é muito baixa. O senhor pode vir tranquilamente, pois no nosso “verão” quase não chove.
– Muito obrigado, senhor, pelas informações. Assim, não perderei a viagem, pois o meu trabalho depende de tempo bom. Mais uma vez, muito obrigado pela valiosa informação.
Mas, o nosso viajante, para ter certeza de como é o clima no verão, no estado, resolve, também, fazer algumas consultas em publicações e jornais acreanos. Parece que está tudo confirmado: O verão, no Acre, é de tempo, em geral, muito bom, segundo as informações obtidas junto às publicações acreanas.
Até que chega o dia da sua viagem para o Acre. Desembarca, no início do mês de janeiro – que é verão – sob uma forte chuva. Pensa ele que foi apenas coincidência daqueles poucos dias que, às vezes, chove rápido, no verão, conforme as informações colhidas anteriormente. No dia seguinte, o sol aparece pela manhã, mas logo pela tarde, mais chuva, desta vez, muito forte, com trovoadas. No terceiro dia, em Rio Branco, o pesquisador presencia outra chuva e, ainda não pôde iniciar o seu trabalho. Passa a semana e nada! Chove quase todo dia e a alta umidade não dá trégua. Janeiro termina, entra fevereiro e o tempo chuvoso continua. O viajante, irritado com as informações contrárias que lhe deram, resolve ir embora e realizar suas pesquisas em outro lugar, onde lhe possam informar corretamente sobre o clima. O nosso pesquisador perdeu tempo e dinheiro com sua estadia no estado.
Quem estava errado? Os informantes que trocaram as características climáticas das estações do ano no estado!
Outro dia, um rapaz, numa praça de Rio Branco, estava a conversar em voz alta, por telefone, com um amigo distante, o qual queria conhecer o Acre. A informação dada pelo rapaz acreano era de que seu amigo poderia vir tranquilamente no “verão”, pois aqui quase não chove nessa época. E, assim, uma após outra, as informações sobre o clima do Acre são passadas erradas para o mundo todo. Que vergonha!
Está na hora de se colocar um basta nesses erros cometidos pela maioria. Não podemos confundir tradição, cultura ou algo similar com ciência. Estações do ano fazem fazer da ciência e não da cultura de um lugar. O conceito de estação do ano é universal. Felizmente, os professores ensinam o correto nas escolas do Acre, mas, infelizmente, os meios de comunicação e as autoridades, que deveriam dar o bom exemplo do conhecimento verdadeiro e da notícia correta para a população, são os que mais cometem essa gafe horrível.
Não confunda estação do ano com clima. A estação não depende do clima, mas o clima depende da estação.
As estações do ano (primavera, verão outono e inverno) dependem, somente, da posição do Sol em relação à Terra. Não importa se é época de chuva ou de seca, de frio ou de calor.
Portanto, o inverno acreano vai de junho a setembro (período seco e de ondas de frio polar) e o verão ocorre nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março (época úmida e chuvosa).
Galileu, para provar que a Terra não era o centro do sistema solar, mas orbitava o Sol, teve que se opor à cultura, à igreja e às tradições da época. Embora, para não ser morto, tivesse que dizer que estava enganado, o que se tem como certo hoje é o que ele anunciava naquela época.
O Acre está, todinho, localizado no hemisférios sul da Terra e, assim, quando é verão chuvoso em São Paulo, por exemplo, aqui, também, é. Quando ocorre o inverno seco por lá, aqui, também, é inverno seco.
Vamos, então, consertar para ficar melhor?