Chuvas dobram em outubro no Acre. Conheça o clima deste mês e as perspectivas do tempo. Veja o mapa de chuvas no Brasil.

set 30

12h 10min

Outubro é o mês em que o período chuvoso começa no Acre. O volume histórico médio, praticamente, dobra, em todo o estado, em relação ao mês anterior.
Em Rio Branco, pula dos 96,4mm, em setembro, para 171,6mm, em outubro. Em Cruzeiro do Sul, sobe de 135mm para 215mm e, em Tarauacá, de 105mm para 200mm.
Na temperatura não ocorre diferença significativa, sendo, na capital acreana, a média das mínimas igual a 21,6ºC e a das máximas, 32,6ºC.
No entanto, por ser um mês de transição do inverno (período seco) para o verão (período chuvoso), ocorrem temporais, com chuvas intensas, muitos raios e fortes ventanias, que, muitas vezes, causam sérios transtornos à população. O maior volume de chuvas, em Rio Branco, registrado em apenas 24 horas, em outubro, foi 102,2mm, ocorrido no ano de 1986.
A penetração de ar frio, de origem polar, não é tão comum, neste mês, mas já foram registradas temperaturas baixas, várias vezes, em Rio Branco, com o recorde de 12,4ºC, no ano de 1989, no dia 28. O calor mais intenso de outubro ocorreu no ano de 1969, com o registro de 38,4ºC.
No Brasil, neste mês, as chuvas ficam volumosas, na maior parte do seu território, desde o Amazonas, passando pelo Centro-Oeste, até o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, com valores médios acima de 150mm, conforme pode-se observar nas cores verdes do mapa. As chuvas diminuem bastante, na faixa que vai de Roraima, passando pelo Amapá e Pará, até boa parte do Nordeste, incluindo seu litoral, com valores inferiores a 100mm e, até, abaixo de 20mm, em algumas áreas, como se vê nas cores marrons do mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

PERSPECTIVAS DO TEMPO PARA OUTUBRO DE 2015

Segundo as condições atmosféricas atuais e a nossa análise, o mês de outubro de 2015 terá chuvas acima da média, no Acre, como já ocorreu nos meses anteriores.
A penetração de umidade originário do oceano Atlântico, através de intensos pulsos atmosféricos, deverá provocar temporais, com alguns dias de chuvas torrenciais, muitas descargas elétricas, fortes ventanias e quedas de granizo, devido ao calor predominante, principalmente, na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite.
Assim, é aconselhável que as pessoas fiquem atentas, quando da aproximação de nuvens carregadas, evitando ficarem expostas às descargas elétricas e aos ventos. É comum, neste mês, devido a esses temporais, ocorrerem rápidas inundações de ruas e igarapés, quedas de galhos e árvores e destelhamentos de construções, causando sérios transtornos à população.

RESUMO DO CLIMA EM OUTUBRO NO ACRE

RIO BRANCO
– Média das mínimas: 21,6ºC (0,7ºC maior do que no mês anterior).
– Média das máximas: 32,6ºC (0,2ºC menor do que no mês anterior).
– Recorde de frio: 12,4ºC, no ano de 1989, no dia 28.
– Recorde de calor: 38,4ºC, no ano de 1969, no dia 27.
– Média de chuvas: 171,6mm (no mês anterior é 96,4mm).
– Número médio de dias com chuva: 12.
– Maior volume de chuvas em apenas 24 horas: 102,2mm, no ano de 1986, no dia 11.

CRUZEIRO DO SUL
Média de chuvas: 215mm (no mês anterior é 135mm).

TARAUACÁ
Média de chuvas: 200mm (no mês anterior é 105mm).

Observe, no mapa do INMET, a distribuição das chuvas pelo Brasil em outubro.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *