ALERTA: Umidade do ar cairá para valores críticos, calor terá novos recordes e chegada de muita fumaça, no Acre, nos próximos dias.
ago 19
17h 35min
Como consequência da chegada de mais uma frente fria – embora de fraca intensidade – e da posterior penetração de massa de ar muito seco, a população acreana sofrerá, pelo menos até o próximo domingo, dia 23 de agosto, com recordes de baixa umidade do ar e de calor, com muita fumaça de queimadas.
Os ventos intensos, que soprarão da direção sudeste, deverão trazer um grande volume de fumaça originária das centenas de queimadas que ocorrem, principalmente, em território boliviano.
Esses ventos são muito secos e farão a umidade relativa do ar baixar, ainda mais, devendo estabelecer recorde de 2015, até o momento. Na parte da tarde, os valores deverão oscilar, entre 20 e 30%, nas regiões de Rio Branco e Brasileia, e, entre 30 e 40%, no centro do estado e no vale do Juruá. Esses valores são considerados críticos e requerem cuidados especiais para se evitar a desidratação do corpo humano. A baixa umidade do ar atingirá o menor valor no sábado, dia 22, e no domingo, dia 23.
Como consequência dessa umidade do ar muito baixa, a radiação solar será muito forte e o calor será intenso, devendo estabelecer novos recordes de temperatura máxima, no Acre, entre a sexta-feira e o domingo, com valores, entre 36 e 38ºC. Os recordes anteriores foram 35,2ºC, em Rio Branco, e 35,9ºC, em Marechal Thaumaturgo, ocorridos poucas semanas atrás.
No entanto, as temperaturas mínimas – que ocorrem antes do sol nascer – até o amanhecer de sábado, estarão amenas, variando, entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e cidades próximas da capital acreana.
Chuvas poderão ocorrer somente na próxima segunda-feira, dia 24, tendo em vista a aproximação de mais uma frente fria de fraca intensidade.
Acompanhe nossas previsões diárias para obter informações mais precisas sobre o tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru. Quaisquer alterações no comportamento da atmosfera serão imediatamente anunciadas.