Ventos moderados de sudeste, chuvas eventuais, temperatura amena à noite, calor de dia e muita fumaça, no Acre, nos próximos dias
ago 18
11h 45min
O tempo muda um pouco, no Acre, nesta quarta-feira, 19 de agosto, com a chegada de uma fraca frente fria. Não é friagem nem tampouco vai fazer frio, mas o calor diminuirá nas duas primeiras noites e os ventos deixarão sensação de temperatura mais agradável.
Logo nas primeiras horas do dia, ventos moderados da direção sudeste, com fortes rajadas nos pontos mais altos, passarão a soprar e, assim, amenizando o calor. Poderão ocorrer chuvas passageiras, e até fortes em algumas áreas, acompanhadas de eventuais trovoadas. A temperatura mínima, ao amanhecer de quinta-feira e de sexta-feira, deverá oscilar, entre 17 e 19ºC, em Rio Branco e em Brasileia.
A incursão de ar seco, de origem polar, deverá baixar ainda mais a umidade do ar, nos próximos dias, com o calor aumentando bastante, durante o dia, a partir da próxima sexta-feira, quando as máximas deverão oscilar, entre 35 e 37ºC, na parte da tarde. Assim, novos recordes de calor de 2015 são esperados para esta semana, no Acre.
Entretanto, esses ventos de sudeste deverão trazer mais fumaça das centenas de queimadas que estão ocorrendo em território boliviano, em Rondônia e em Mato Grosso.
Portanto, a população do Acre deverá enfrentar dias ensolarados e ainda mais quentes, baixa umidade do ar e muita fumaça, durante esta semana, principalmente, no leste e no sudeste do estado.
Em Rondônia, os ventos dessa frente fria serão mais intensos nas regiões de Costa Marques, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná. Novos recordes de calor, entre 37 e 39ºC, também, deverão ocorrer em Porto Velho e nas demais cidades rondonienses, com a umidade do ar baixando bastante, além de muita fumaça.