A verdade sobre o calor no Acre: Maior temperatura em 2015, até o momento, foi 35,9ºC, em Marechal Thaumaturgo.
ago 08
16h 10min
O Tempo Aqui tem recebido dezenas de mensagens perguntando se é verdade que, em Cruzeiro do Sul e em Rio Branco, a temperatura passou de 40ºC, nestes últimos dias, como se noticia em alguns meios de comunicação.
A resposta é: Não é verdade.
Até o dia de hoje, sábado, 8 de agosto, em nenhum município do Acre a temperatura atingiu sequer a marca de 36ºC. O maior valor de 2015, até o momento, foi 35,9ºC, registrado na cidade de Marechal Thaumaturgo, na última sexta-feira, dia 7 de agosto.
Em Cruzeiro do Sul, a máxima foi 35,5ºC e, em Rio Branco, 35,2º. Todas essas temperaturas são oficiais e registradas pelas estações meteorológicas dos aeroportos e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Quanto à sensação térmica, não se trata de uma medição, pois é um conceito mais subjetivo do que real e tem diferentes formas de cálculo. Depende de vários fatores, como a temperatura real, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento e não há padrão para o seu cálculo. Cada instituto ou cada meteorologista usa métodos diferentes. Mesmo que houvesse um padrão mundial para o cálculo da sensação térmica, ainda assim, não seria confiável, pois depende de cada organismo: algumas pessoas, para a mesma temperatura, sentem calor, outras, frio.
Portanto, falar em sensação térmica, com valores numéricos, induz a erros grosseiros e a população fica desinformada. O Tempo Aqui tem evitado utilizar esse termo ao divulgar as temperaturas de uma cidade.
Outra observação importante é em relação aos termômetros instalados em locais públicos. Esses termômetros estão totalmente fora dos padrões de medição chegando a marcar até 15ºC a mais do que a temperatura real, isto quando o sol intenso incide sobre esse aparelho. Mesmo durante a noite, muitos deles estão completamente descalibrados, como por exemplo, aquele situado junto à pracinha, na esquina da prefeitura de Rio Branco. Desde que foi instalado, aquele termômetro marca cerca de 3ºC a mais do que o real e nunca foi consertado. Na última sexta-feira, ele marcava 46ºC, quando a temperatura real era em torno de 35ºC.
Voltando aos 40 graus, não há registro, desde a instalação das primeiras estações meteorológicas no Acre, há cerca de 60 anos, de que a temperatura tenha atingido esse valor, no estado.