Tempo e clima em agosto no Acre. Mapa de distribuição de chuvas pelo Brasil.

jul 31

Tempo e clima em agosto no Acre. Mapa de distribuição de chuvas pelo Brasil.

15h 30min

Agosto é o mês mais seco em Rio Branco é o mês, também, que podem ocorrer fortes ventanias no Acre. Na capital acreana, a média histórica de chuvas é de, apenas, 40,4mm. Em Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, no entanto, as precipitações já começam a aumentar lentamente, em relação ao mês anterior, com médias climatológicas de 80mm nessas cidades. Dentre todos os meses do ano, agosto é o que, até o momento, registrou o menor volume de chuvas em, apenas, 24 horas, que ocorreu em 1975, no dia 23, quando choveu 37,6mm.
Quanto à temperatura, em Rio Branco, a média das mínimas é de 19,2ºC, e a média das máximas é 32,6ºC. As temperaturas máximas diárias aumentam, em média, 1,3ºC, em relação a julho. Já houve registro de 37,6ºC, ocorrido no ano de 1987, no dia 25 deste mês.
No entanto, ainda são comuns as frentes frias, que provocam o fenômeno das friagens, fazendo a temperatura cair brusca e acentuadamente. O menor valor histórico, na capital acreana, ocorreu neste mês, no ano de 1975, no dia 19, quando o registro oficial foi de, apenas, 5,9ºC.
É, também, o mês em que as queimadas ocorrem com frequência, nas regiões vizinhas, cuja fumaça invade o Acre, prejudicando sensivelmente a visibilidade e a qualidade do ar, principalmente, no leste e no sudeste do estado. A maior quantidade dessas fumaças vem da Bolívia e é trazida por ventos que sopram da direção sudeste por ocasião das penetrações de ar frio, de origem polar.
Confira o resumo da climatologia de agosto para as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

RIO BRANCO
Média das mínimas: 19,2ºC (0,7ºC maior do que em julho).
Média das máximas: 32,6ºC (1,3ºC maior do que em julho).
Menor temperatura registrada: 5,9ºC, em 1975, no dia 19, sendo o menor valor até agora registrado na capital acreana.
Maior temperatura registrada: 37,6ºC em 1987, no dia 25.
Chuva média: 40,4mm, sendo o mês com o menor valor do ano.
Maior volume de chuva em, apenas, 24 horas: 37mm, em 1975, no dia 23.
Número médio de dias com chuva: 5.

CRUZEIRO DO SUL
Chuva média: 80mm.

TARAUACÁ
Chuva média: 80mm.

TENDÊNCIA DO TEMPO EM AGOSTO
As condições atmosféricas indicam que os primeiros dez dias do mês serão muito quentes, ensolarados, com baixa umidade do ar e pequena probabilidade de chuvas. Uma frente fria moderada ou forte e a penetração de ar frio, de origem polar, deverá ocorrer antes do dia 15, fazendo a temperatura cair bruscamente nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Deverá chover de forma significativa, mas não muito, entre os dias 9 e 13. Na segunda quinzena do mês, o calor e a baixa umidade do ar voltam a predominar em todo o estado, com possibilidade de chegada de uma nova massa de ar frio. Nas duas últimas semanas de agosto, poderão ocorrer fortes temporais, com ventos perigosos e muitos raios.

O Tempo Aqui esclarece que essa não é uma previsão, mas, apenas, uma tendência do tempo, segundo nossa própria análise. No entanto, uma vez que esses eventos meteorológicos sejam confirmados, serão por nós anunciado com relativa antecedência.

MAPA DE DISTRIBUIÇÃO DE CHUVAS NO BRASIL EM AGOSTO

Veja, no mapa elaborado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a distribuição de chuvas, no mês de agosto, em todo o Brasil. A cor marrom indica pouca chuva (abaixo de 40mm e a cor azul, muita chuva (acima de 260mm). Observe que, no Acre, no leste e o sudeste do estado chove menos do que nas demais áreas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d