Recordes de calor ocorreram em Rio Branco, no Acre e em Rondônia. Temperatura vai continuar ainda mais alta.
jul 30
10h 20min
Pelo segundo dia consecutivo, Rio Branco registrou, nesta quarta-feira, 29 de julho, novo recorde de calor de 2015. Às 15 horas, a estação meteorológica do aeroporto registrava máxima de 34,6ºC. Simultaneamente, no interior do Acre, ocorria outro recorde deste ano, em todo o estado, com o registro de 34,8ºC, em Santa Rosa do Purus.
O mais interessante é que, nesta quarta-feira, a maior temperatura registrada, em todo o Brasil, foi em Rondônia, na cidade de Cacoal, com a temperatura máxima de 37,8ºC. É muito raro que as maiores temperaturas do dia, no Brasil, aconteçam em Rondônia.
Em Rio Branco, o recorde anterior tinha ocorrido um dia antes, na terça-feira, com 33,5ºC. Já, em todo o Acre, foi a cidade de Marechal Thaumaturgo que detinha a maior temperatura de 2015, com 34,6ºC, ocorrida do dia 4 de fevereiro.
A notícia ruim é que o calor vai continuar e deverá aumentar, ainda, por vários dias, podendo estabelecer novos recordes, não só na capital acreana, mas, principalmente, no interior do Acre e de Rondônia, tendo em vista que a umidade do ar continua baixando e, assim, facilitando a penetração de mais calor solar.
Não há nenhuma perspectiva de frente fria, pelo menos até o próximo dia 4 de agosto, que tenha penetração na Amazônia.
Portanto, os dias vão continuar ensolarados e muito quentes. As chuvas, também, serão escassas e, caso ocorram, serão passageiras e, somente, em alguns poucos pontos isolados.
O Tempo Aqui está atento e informará quaisquer alterações no comportamento da atmosfera.