Nova onda de frio derruba temperatura no Acre nesta terça-feira. Friagem deverá ser a mais forte do ano até agora.
jul 19
18h 20min
O calor vai durar, apenas, dois dias em Rio Branco. Nesta terça-feira, 21 de julho, no final da manhã ou no início da tarde, mais uma frente fria chegará forte, com muito vento de sudeste, derrubando rápida e acentuadamente a temperatura, no leste e no sudeste do Acre.
Logo em seguida, uma massa de ar frio, de origem polar, penetrará com força e, ao anoitecer de terça-feira, o frio já estará presente em Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Sena Madureira e cidades vizinhas.
Ao amanhecer de quarta-feira, dia 22, a temperatura mínima deverá oscilar, entre 12 e 14ºC, em Brasileia, e, entre 14 e 16ºC, em Rio Branco, porém, com sensação térmica abaixo de 9ºC, devido aos intensos ventos da direção sudeste que estarão soprando ininterruptamente. Novos recordes de frio, neste ano de 2015, deverão ser registrados durante esta semana.
No centro do Acre (Feijó e Tarauacá) e no vale do Juruá (Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo), a frente fria chegará bem mais fraca e a penetração de ar frio polar, também, será menos significativa, mas, mesmo assim, as temperaturas, nessas regiões, sofrerão queda e as mínimas deverão oscilar, entre 18 e 20ºC, ao amanhecer de quinta-feira.
Essa onda de frio será forte, também, no oeste de Rondônia (Guajará-Mirim e Costa Marques) e no Pantanal Mato-grossense (Cuiabá e Cáceres). Menos intensa, chegará, ainda, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre e Eirunepé) e nas cidades rondonienses de Ji-Paraná, Cacoal, Jaru, Ariquemes e Porto Velho.
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de fortes ventanias, principalmente, em áreas mais altas, com rajadas que poderão ultrapassar 40km/h, em alguns pontos, podendo causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de construções.
No entanto, nesta segunda-feira, O Tempo Aqui dará informações mais precisas sobre a intensidade e a hora da chegada desses ventos no Acre.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações.