Onda de frio atingirá o Acre, na noite desta quarta-feira, com muito vento, derrubando a temperatura
jul 15
11h 10min
Uma frente fria moderada avança rapidamente na direção do Acre e atingirá Rio Branco e Brasileia, por volta das 22 horas desta quarta-feira, 15 de julho, com margem de erro de 3 horas para mais ou para menos.
Ventos intensos da direção sudeste começarão a soprar repentinamente, com fortes rajadas, podendo causar transtornos à população nos pontos mais altos.
Logo em seguida, uma massa de ar frio moderado, de origem polar, penetrará e derrubará a temperatura. Ao amanhecer de quinta-feira, os termômetros estarão marcando, entre 16 e 18ºC, em Brasileia, e entre 17 e 19ºC, em Rio Branco, porém, com sensação térmica inferior, devido aos ventos intensos de sudeste – isto para quem estiver exposto a esses ventos. Essa onda de frio, também, atingirá Rondônia e o sul e o sudoeste do Amazonas.
As noites continuarão frias, até por volta de domingo, dia 19. As menores temperaturas serão registradas ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, com valores, entre 14 e 16ºC, em Brasileia, entre 15 e 17ºC, em Rio Branco, e, entre 17 e 19ºC, em Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Em Rondônia, as menores temperaturas, entre 14 e 16ºC, ocorrerão em Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e proximidades, sendo que, em Porto Velho, as mínimas oscilarão, entre 18 e 20ºC. Já, no Amazonas, a cidade, onde esfriará mais, será Boca do Acre, com mínimas, entre 16 e 18ºC, e, com menor intensidade, as cidades de Eirunepé, Benjamim Constant, Tabatinga e municípios próximos, com valores mínimos, entre 18 e 20ºC.
No entanto, essa queda da temperatura não deverá caracterizar uma típica friagem, pois os dias serão ensolarados, à exceção desta quinta-feira, quando a temperatura deverá ficar amena o tempo todo, no leste e no sudeste do Acre, devido à grande cobertura de nuvens e aos ventos de sudeste.
As chuvas ocorrerão em vários pontos do estado, podendo ser fortes, com trovoadas, em alguns lugares.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de queda de galhos e árvores e destelhamento de construções, devido às fortes rajadas de vento, principalmente, no centro do estado e no vale do Juruá, entre hoje e amanhã, ou seja, nos dias 15 e 16.
Havendo quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que possa alterar estas previsões, estaremos informando imediatamente.
Portanto, fique atento às nossas atualizações.