Friagem leve chega no Acre, neste sábado, com chuvas e fortes ventanias

jul 03

11h 10min

O calor que tem feito no Acre nem de longe se compara com as altas temperaturas registradas em outros estados brasileiros e, nos últimos dias, na Europa, na Índia e no Paquistão. Em Rio Branco, a máxima deste ano de 2015, até o momento, foi de, apenas, 32,7ºC, e, em todo o Acre, atingiu 34,6ºC, em Marechal Thaumaturgo. Já em vários outros estados brasileiros, neste ano, a temperatura máxima tem oscilado, diariamente, entre 36 e 38ºC, sendo que o maior registro foi 41,1ºC, em Três Lagoas. No entanto, calor mesmo tem feito na Europa, onde os termômetros, nestes últimos dias, registraram temperaturas oficiais acima de 45ºC, enquanto, na Índia, aproximaram-se dos 50ºC, na sombra. Lá, sim, faz calor!
No Acre, quem planejou alguma atividade, no sábado e no domingo, que dependesse de tempo bom e calor, é bom mudar de plano!
Mais uma frente fria, a primeira desde que começou o inverno, no último dia 21 de junho, chega no estado, durante a tarde deste sábado, dia 4 de julho, trazendo mais uma friagem para os acreanos.
A massa de ar frio, de origem polar, avança rapidamente na direção do Acre e deverá atingir Rio Branco e Brasileira com fortes rajadas de vento da direção sudeste, podendo causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de construções.
O tempo, neste sábado, fica instável e poderão ocorrer chuvas fortes, em alguns pontos, acompanhadas de raios e trovoadas.
A temperatura declina um pouco e as mínimas, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, estarão oscilando entre 15 e 18ºC, no leste e no sudeste do Acre. Durante o dia de domingo, a máxima deverá ficar situada, entre 23 e 26ºC, em Rio Branco e Brasileia. Ocorrerá pequeno declínio, também, no centro do estado e no vale do Juruá, onde as mínimas oscilarão entre 18 e 20ºC.
Essa friagem atingirá, também, o oeste e o sul de Rondônia (Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena) e, com menor intensidade os demais municípios rondonienses. Em Mato Grosso, apenas, as regiões de Cuiabá, do Pantanal e da fronteira com a Bolívia é que sentirão o efeito do ar frio. No Amazonas, a região de Boca do Acre, também, será atingida pelo ar polar, mas com fraca intensidade.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de fortes ventanias neste sábado, como consequência da frente fria que atingirá, principalmente, o leste e o sudeste do Acre.
A partir de terça-feira, o calor, durante o dia, volta a se estabelecer, mas por poucos dias, pois nova onda de frio, desta vez bem mais intensa, deverá chegar no Acre, na próxima semana. Acompanhe nossas atualizações.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *