Julho, o mês mais frio do inverno acreano, promete com temperaturas abaixo da média
jun 30
17h 10min
Julho é o mês com a menor média de temperatura no Acre. Historicamente, neste mês, a média das mínimas é 18,5ºC, em Rio Branco, sendo que o INMET já registrou, oficialmente, temperatura de 6,4ºC, no ano de 1984, no dia 13.
A média das máximas, na capital do Acre, é 31,3ºC e o dia mais quente registrado, neste mês, foi no ano de 1976: no dia 29, os termômetros marcaram 37,2ºC.
As chuvas, segundo a normal climatológica, diminuem, ainda mais, acumulando, na capital acreana, 42,1mm. O maior volume registrado, num período de 24 horas, foi 70,2mm, ocorrido em 1980, no dia 31.
Geralmente, as chuvas são do tipo frontal, devido às incursões de ar frio, de origem polar, e têm curta duração, mas podem ser acompanhadas de fortes rajadas de vento de sudeste.
Quando da chegada de frentes frias, a temperatura cai brusca e acentuadamente caracterizando o fenômeno conhecido regionalmente como friagem. Não são raras as vezes em que, em menos de três horas, a temperatura, à tarde, despenca de 33ºC para 15ºC e, amanhece, no dia seguinte, com 10ºC ou menos. Devido aos intensos ventos de sudeste, a sensação térmica é de muito frio, principalmente, em Rio Branco, Brasileia e proximidades.
Confira os dados climatológicos de julho para Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Taraucá.
RIO BRANCO
Média das mínimas: 18,5ºC.
Menor temperatura registrada: 6,4ºC, em 1984, no dia 13.
Média das máximas: 31,3ºC.
Maior temperatura registrada: 37,2ºC, em 1976,no dia 29.
Média de chuvas: 42,1mm.
Maior volume de chuvas em 24 horas: 70,2mm, em 1980, no dia 31.
Número média de dias com chuva: 4.
CRUZEIRO DO SUL
Média de chuvas: 65mm.
TARAUACÁ
Média de chuvas: 70mm.
Como se pode observar, Rio Branco é onde chove menos, enquanto Tarauacá é a cidade que registra mais chuva em julho.
TENDÊNCIA DO TEMPO PARA JULHO NO ACRE
Segundo nossa análise, o mês de julho deverá registrar temperaturas abaixo da média, principalmente, nas regiões de Rio Branco e Brasileia.
Logo na primeira semana do mês, uma onda moderada de frio atingirá o estado, provocando chuvas na maioria dos municípios. Antes do dia 15, outra onda de frio, mais intenso, deverá despencar a temperatura no leste e no sudeste acreano. Logo em seguida, uma intensa massa de ar polar, muito seca, deixará os dias bastante secos e ensolarados com as noites frias.
Na segunda quinzena é esperada mais uma massa de ar frio provocando queda acentuada da temperatura.
O Tempo Aqui esclarece que são tendências do tempo para este mês. Acompanhe nossas atualizações, pois todas as confirmações do tempo, na medida do possível, serão pro nós informadas com bastante antecedência.