Cheia do rio Acre, em 2015, não foi a maior de todos os tempos em Rio Branco

jun 11

17h 10min

Dizer que a cheia do rio Acre de 2015, na capital acreana, foi a maior de todos os tempos é desrespeitar os antigos moradores da cidade e ignorar a história.
Quando anunciamos que Rio Branco sofreria uma grande alagação em março de 2015, tivemos o cuidado de não atropelar as cheias que ocorreram entre 1936 e 1954. quando as águas do rio Acre chegaram próximas às escadarias do atual palácio do governo. Anunciamos, naquela ocasião, que Rio Branco sofreria a maior alagação dos últimos 60 anos – e não de todos os tempos -, pois, em 1954, ocorrera uma, assustadoramente, maior.
Fotografias da época – que são guardadas com muito cuidado pelos seus detentores – mostram, sem a menor sombra de dúvidas, a grande enchente de 1954.
No entanto, não nos contentamos apenas com as fotografias. Procuramos testemunhas vivas da grande enchente e, para nossa surpresa, já ouvimos relatos de dezenas de antigos moradores e moradoras. Todos são unânimes ao confirmarem essa alagação que foi, sim, a maior de que se tem notícia. A única divergência, devido ao tempo, é quanto à data exata, mas todos concordam que presenciaram as águas do rio Acre subindo e invadindo a área onde hoje ficam localizados o Banco do Brasil e a Assembleia Legislativa. São pessoas que, atualmente, têm mais de 70 anos de idade e que, na época, moravam na capital acreana. O mais impressionante é que, a cada dia, encontramos novas pessoas que relatam esse fenômeno.
A maioria delas conta, ainda, que seus pais testemunharam enchentes semelhantes, também, nas décadas de 1930 e 1940. Como dissemos, as divergências estão, apenas, nas datas exatas dessas alagações, mas isso não compromete a veracidade do ocorrido.
Portanto, ignorar essas informações preciosas é desrespeitar os antigos moradores rio-branquenses e desprezar a história que nada mais é do que a descrição dos acontecimentos passados.
Na Meteorologia e na Climatologia essas informações são importantíssimas para a prevenção de desastres de grandes proporções, pois tudo o que ocorreu na atmosfera, voltará a ocorrer. Assim, chuvas intensas, nos próximos anos, provocarão novas grandes enchentes.
Assim, Rio Branco está preparada para enfrentar uma alagação semelhante às relatadas? Pensemos até onde as águas do rio Acre chegariam e quantos outros bairros seriam atingidos!
Está na hora de se fazer um levantamento topográfico completo e minucioso e definir a área de abrangência das águas de uma enchente nessas proporções. Saberemos o que fazer se os níveis do rio Acre atingirem, por exemplo, valores de 19, 20 ou 21 metros?
A pergunta não é se vai acontecer, mas quando ocorrerá!
Se for de acordo com o ciclo aproximado de 60 anos do clima, podemos dizer que está na iminência de ocorrer! Os acontecimentos que têm sido noticiados ultimamente nos mostram que já estamos no início desse fenômeno.
Lembremos que a natureza não obedece registros oficiais – que são recentes – mas ocorre de acordo com as suas próprias leis.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *