Chuvas superaram em 37% a média de maio, até agora, em Rio Branco, mas já cessaram
maio 19
10h 10min
O Tempo Aqui previu e anunciou, no final de abril, que as chuvas de maio, no Acre, ficariam acima da média do mês.
Como previsto, aconteceu: Em Rio Branco o volume oficial registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até o dia 16, foi de 139mm, superando em 37,2mm a média de maio que é de 101,8mm. Já choveu 37% a mais do que a média, na capital acreana, em 11 dias com chuvas.
No entanto, o recorde de chuvas, em apenas 24 horas, em Rio Branco, ocorreu no dia 8 de maio de 1970, quando choveu 78mm, e foi o ano em que, neste mês, mais choveu. Assim, o mês de maio de 2015 não foi o mais chuvoso na capital acreana.
Para que se possam fazer comparações de datas, é necessário que se utilize a mesma estação meteorológica, pois, se houver uma diferença de 150 metros, entre uma estação e outra, não será mais possível uma análise comparativa confiável. O Tempo Aqui preza pela máxima exatidão dos dados apresentados. Quando numa determinada estação meteorológica percebe-se que algum aparelho esteja descalibrado, ou que a leitura foi mal feita, esses dados são descartados.
Como já anunciado por nós, as chuvas abundantes, que caracterizam o período chuvoso no Acre, já cessaram. Desde o último domingo, dia 17, a umidade do ar está mais baixa e as chuvas ficaram reduzidas. Assim, daqui para frente, ocorrerão de forma rápida e em pontos isolados, salvo durante a chegada de frentes frias moderadas ou fortes, quando poderá chover bastante. Veja e comprove, no mapa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde as cores azuis mostram o excesso de chuvas, até o dia 18 de maio, sendo que, no leste e no sudeste do Acre, esse excesso está em torno de 30mm. Veja, ainda, através do gráfico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o total de chuvas, até agora, em Rio Branco, onde as bolinhas de cor laranja indicam a média de cada mês e as colunas verdes, o total acumulado. Observe que janeiro foi o único mês, até agora, que choveu abaixo da média, mesmo assim, só um pouco menos do que a normal climatológica para esse mês.