ALERTA: Frente fria moderada chega e pode provocar chuvas generalizadas, raios e ventanias, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, nesta segunda-feira.
maio 11
9h 15min
Recorde de temperatura mínima do ano deverá ocorrer, no Acre e em Rondônia, durante esta semana, com a chegada de mais uma frente fria, desta vez, com intensidade moderada.
As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas generalizadas, com muitas descargas elétricas e ventanias moderadas, em grande parte do Acre, de Rondônia e do sul e sudoeste do Amazonas, a partir da tarde e durante a noite desta segunda-feira, 11 de maio. Em alguns pontos, poderão ocorrer transtornos à população, com prováveis quedas de árvores, destelhamento de construções, inundações rápidas de pequenos rios e igarapés e alagamentos de ruas, em alguns pontos dessas áreas.
No Acre, os primeiros municípios a serem atingidos, por volta do meio-dia, serão Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia. Na sequência,. Rio Branco, Assis Brasil, Sena Madureira e proximidades, também, serão afetados. Durante a noite e no dia seguinte, terça-feira, a frente fria avança, já fraca, pelos vales dos rio Tarauacá e Juruá.
Em Rondônia, os municípios situados junto aos rio Mamoré e Guaporé, como Guajará-Mirim e Costa Marques, serão os primeiros a receber os possíveis temporais.
O sul do Amazonas (região de Boca do Acre) e o sudoeste amazonense (região de Eirunepé), também, poderão ser afetados pelo tempo adverso.
Em Rio Branco, os ventos mudam de direção, nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira, e passam a soprar de sudeste, com fortes rajadas. A temperatura, à noite, deverá cair um pouco e, ao amanhecer, estará oscilando entre 18 e 20ºC, em Rio Branco e em Brasileia, podendo estabelecer recorde de menor temperatura do ano, até agora, devido à incursão de ar um pouco mais frio, de origem polar, sem no entanto, caracterizar uma típica friagem.
O Tempo Aqui esclarece, entretanto, que esses temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num município ou bairro e, em outro próximo, sequer chover.
Mais uma??? Não tivemos nenhuma frente fria neste ano. Eu hein.
Olá Danielle. Sou o Davi Frial. Frente fria não significa frio, mas a frente de uma massa de ar frio que se desloca. No Acre, na maioria das vezes, o frio não chega, mas a frente chega, sim. É como a frente de uma casa: não é a própria casa, mas somente a frente. Neste ano de 2015, já chegaram 10 frentes frias em Rio Branco. Um abraço.