Recorde de frio no mês de maio, em Rio Branco, ocorreu no ano de 1990, com 10,9ºC. Chuvas devem ficar acima da média. Conheça o clima do Acre neste mês.
abr 30
12h 45min
Maio de 2015 começa com calor abafado e chuvas no Acre, pelo menos até o dia 6, quando uma onda de frio intenso avançará pelo sul da América do Sul e deverá atingir, com forte intensidade, apenas os estados do sul do Brasil. Até o momento, não há perspectivas de que esse frio chegue ao Acre, a não ser uma leve frente fria, mas o suficiente para diminuir a umidade e, consequentemente, as chuvas.
Pulsos úmidos, vindos do Atlântico Norte, vão continuar predominando e causando chuvas, muitas vezes, acompanhadas de intensas descargas elétricas e ventanias, não só no Acre, mas também, no Amazonas e em Rondônia. Assim, segundo nossa análise, este mês de maio deverá ter chuvas acima da média que é de 101,8mm – bem abaixo da média climatológica do mês anterior, abril, que é de 173,7mm. O maior volume de chuvas, em apenas 24 horas, neste mês, em Rio Branco, aconteceu em 1970, no dia 8, quando foram registrados 78,0mm. Tudo indica que as chuvas, no Acre, neste mês, ficarão reduzidas somente após o dia 8, devido à incursão de uma parcela de ar mais seco, de origem polar. Em média, em maio, ocorrem 9 dias com chuva, na capital acreana. Assim, aproximadamente, chove a cada três dias e meio.
Maio é o mês quando começam a penetrar massas de ar mais frio, de origem polar, fazendo a temperatura despencar repentinamente, principalmente, no leste e no sudeste do Acre. Na capital acreana, o recorde de frio, em maio, desde que começaram as medidas oficiais, ocorreu no ano de 1990, no dia 20, quando foi registrada temperatura de 10,9ºC. Este é o mês em que a média das temperaturas mínimas cai quase 2ºC, em relação ao mês anterior, e se situa em 20,6ºC. A média das máximas, também, diminui, ficando 0,5ºC inferior ao mês de abril.
No entanto, o tempo pode mudar inesperada e bruscamente, pegando de surpresa os melhores meteorologistas e os mais conceituados institutos de previsão meteorológica do mundo, e, assim, todas as previsões vão água abaixo, porém, isso não ocorre com frequência. A tendência do tempo é seguir conforme a média climatológica para o mês.
Confira os dados resumidos do clima para o mês de maio em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
RIO BRANCO
Temperatura máxima média: 30,6ºC (0,5ºC menor do que em abril).
Maior temperatura registrada: 35,4ºC, em 1970, no dia 13.
Temperatura mínima média: 20,6ºC (1,9ºC inferior a de abril).
Menor temperatura registrada: 10,9ºC, em 1990, no dia 20.
Chuva média: 101,8mm (71,9mm a menos do que em abril).
Maior volume de chuvas em 24 horas: 78,0mm, no ano de 1970, no dia 8.
Número médio de dias com chuva: 9.
CRUZEIRO DO SUL
Chuva média: 165mm, bem inferior a de abril que é 245mm.
TARAUACÁ
Chuva média: 125mm, bem inferior a de abril que é 200mm.