Friagem, frio e frente fria: Saiba a diferença entre estas palavras.
mar 26
17h 35min
Muitas vezes, quando anunciamos a chegada de uma frente fria, a maioria das pessoas acredita tratar-se de frio ou friagem.
Então, para que não haja mais dúvidas quanto a esses termos, O Tempo Aqui, mais uma vez, mostra a diferença entre eles.
Frente fria é a dianteira de uma massa de ar frio e pode ou não indicar frio. Essa massa de ar frio pode chegar e causar forte, moderada ou leve queda na temperatura ou, apenas, suavizar o calor. Uma frente fria pode, portanto, chegar sem que o frio atinja a região, mas causa chuvas e alivia o calor.
Frio é a queda mais acentuada da temperatura e que, geralmente, obriga a maioria das pessoas a usarem agasalhos. O céu poderá ficar totalmente nublado ou limpo, sem nuvens. Os dias poderão estar ensolarados e as noites estreladas, quando a temperatura cai bastante ao amanhecer.
Friagem é uma característica da Amazônia Ocidental brasileira, quando, após a chegada de uma frente fria, o ar frio, de origem polar, invade a região e deixa o tempo encoberto, frio e com muito vento de sudeste, durante alguns dias seguidos.
Assim, toda friagem e toda incursão de ar frio são precedidas por frentes frias, mas nem toda frente fria é sucedida por frio ou friagem.
Então, daqui para frente, esperamos não haver mais confusão quanto a esses termos.