Após atingir a marca máxima de 18,41m, rio Acre começou a baixar, na quarta-feira, e já diminuiu 15cm, em Rio Branco. Chuvas deverão ficar dentro da média neste mês de março.
mar 05
14h 10min
Nível do rio Acre atingiu a marca de 18,41 metros – a maior dos últimos 60 anos – na quarta-feira, dia 4 de março, e, no mesmo dia, às 22h 30min, seu nível começou a diminuir lentamente durante cerca de 9 horas.
No entanto, no começo da tarde desta quinta-feira, 5 de março, passou a cair 2cm/h e, às 13 horas, marcava 18,26 metros, ou seja, uma decréscimo de 15 centímetros em menos de 15 horas.
A partir de agora, começará a reduzir sua profundidade mais rapidamente na capital acreana.
Tudo indica que, no sábado, a maioria das ruas alagadas da cidade já estarão livres para circulação e, no máximo, até a próxima segunda-feira, dia 9, sua cota ficará abaixo da de transbordamento.
As condições atmosféricas atuais indicam chuvas dentro da média, na maior parte do Acre, inclusive no vale do rio Acre, neste mês de março. Não há, portanto, no momento, nenhuma perspectiva de que, nos próximos dias, o nível dos rios acreanos volte a atinjir valores alarmantes.
Quanto ao nível do rio Iaco, deverá estabilizar, nas próximas horas, e, logo em seguida, diminuir em Sena Madureira.